Topo

Saída de Rede

Dentil/Praia Clube mostra mais consistência e vence Vôlei Nestlé por 3-1

Sidrônio Henrique

25/11/2017 00h31

O time de Uberlândia lidera a Superliga invicto, com 27 pontos após nove rodadas (fotos: Divulgação/Praia Clube)

A expectativa era de um jogo equilibrado, afinal Dentil/Praia Clube, líder, e Vôlei Nestlé, terceiro colocado, estão entre os favoritos da Superliga 2017/2018. E o time de Osasco teve bons momentos na casa do oponente. No entanto, apesar de um segundo set intenso e da derrota no terceiro, o Praia Clube foi mais consistente, se impôs e venceu por 3-1 (25-17, 28-26, 20-25, 25-16), na noite desta sexta-feira (24). Foi a primeira parcial perdida pelo time do Triângulo Mineiro na competição.

Siga @saidaderede no Twitter
Curta o Saída de Rede no Facebook

A ponteira Fernanda Garay, do Praia, marcou 17 pontos e foi eleita em votação popular a melhor da partida. A oposta americana Nicole Fawcett, também da equipe de Uberlândia, foi a maior pontuadora, com 22. As centrais Fabiana e Walewska contribuíram com 14 e 11 pontos, respectivamente. Pelo lado de Osasco, a ponta/oposta Tandara marcou 16 vezes e a ponta peruana Ángela Leyva somou 14 pontos. As duas centrais titulares da equipe paulista, Bia e a sérvia Ninkovic, fizeram 11 e 9 pontos, nessa ordem.

Garay no ataque: ponteira foi eleita a melhor da partida

O jogo
O saque do Praia Clube fez a diferença no primeiro set, minando a linha de passe de Osasco, tendo a ponta Tandara como principal alvo – ela errou bastante. Destaque ainda para a atuação de Fernanda Garay, decisiva na parcial inicial no ataque.

A partir do segundo set, o técnico do Vôlei Nestlé, Luizomar de Moura, mudou a estrutura do time. Deslocou Tandara da entrada para a saída de rede, livre para atacar, tirando Paula Borgo do time. Na entrada, além da continuidade de Mari Paraíba, especialista no passe e que havia começado a partida como titular, ingressou Ángela Leyva. Embora frágil na recepção, Leyva deu menos prejuízo na partida nesse fundamento, até porque ficou menos exposta ao saque do Praia do que Tandara havia ficado na primeira parcial. Osasco cresceu, chegou a abrir quatro pontos de vantagem, mas a equipe mineira melhorou no bloqueio – foram oito pontos somente no segundo set – e equilibrou o jogo. Na reta final, foi a vez de Nicole Fawcett brilhar, fazendo a diferença.

Na terceira parcial, a linha de passe do Praia Clube oscilou mais do que vinha ocorrendo, irritando o técnico Paulo Coco. O Vôlei Nestlé manteve a regularidade no saque. No ataque, atuação destacada da peruana Leyva no set.

Na sequência, a equipe de Uberlândia sacou com a eficiência demonstrada no início da partida, enquanto Osasco apresentava desorganização. Com isso, a quarta parcial foi vencida com tranquilidade.

As atletas se cumprimentam na rede antes do jogo em Uberlândia

Histórico e classificação
Foi o 26º confronto entre o Dentil/Praia Clube e o Vôlei Nestlé na Superliga e apenas a quarta vitória do time de Uberlândia, que desta vez vive uma situação bem favorável em relação ao adversário paulista. Depois de nove rodadas nesta edição do torneio, o Praia Clube lidera com 27 pontos (o Sesc-RJ, vice, tem 23 e um jogo a menos), enquanto a equipe de Osasco, no terceiro posto com 18, pode cair até para o quinto lugar, dependendo dos resultados de Hinode Barueri e de Camponesa/Minas – ainda que este só possa perder no máximo um set contra o Sesc para terminar a rodada na frente do Vôlei Nestlé. Barueri é favorito mesmo como visitante diante de Bauru, às 14h48 (horário de Brasília), neste sábado (25). Já o Minas, em casa, tem uma parada indigesta contra o Sesc, às 13h03, no domingo (26). Os dois jogos serão transmitidos pela RedeTV.

Pela décima rodada, na quinta-feira (30), o Vôlei Nestlé vai a Santo André (SP) enfrentar o lanterna Sesi, às 18h. O Praia Clube, num dos jogos mais aguardados da temporada, vai ao Rio para encarar o Sesc, na sexta-feira (1), às 21h. As duas partidas terão transmissão do SporTV.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede