Topo

Saída de Rede

Eficiente no ataque, Wallace comanda vitória de Taubaté sobre Minas

João Batista Junior

11/11/2017 22h50

Wallace marcou 21 pontos contra o Minas (foto: Rafinha Oliveira/EMS Taubaté Funvic)

A EMS/Taubaté Funvic chegou à sexta vitória seguida e se manteve na segunda posição da Superliga 2017/2018. Na noite deste sábado, em Taubaté, os vice-campeões do ano passado venceram o Minas Tênis Clube por 3 sets a 0, em parciais de 25-21, 25-20, 25-22. A equipe paulista está quatro pontos atrás do Sada Cruzeiro, mas com um jogo a menos disputado. Por outro lado, o time tem dois pontos a mais que o Sesc, terceiro colocado, mas os cariocas jogaram uma partida a menos.

Além de um bom saque, o caminho que levou Taubaté à vitória e à manutenção da vice-liderança passou por um bloqueio bastante efetivo, especialmente com o central argentino  Sebastian Solé, e uma boa atuação de Wallace.

O oposto campeão olímpico começou a temporada à meia força, teve uma participação fraca contra o Sada Cruzeiro, há cerca de dez dias, mas começou a crescer de rendimento nos últimos jogos. Depois de bom aproveitamento no ataque contra Lebes/Canoas (55%) e Juiz de Fora (65%), Wallace assinalou 21 pontos frente ao Minas, com 85% de eficiência nas cortadas – 17 acertos em 20 tentativas. Não à toa, foi eleito o melhor em quadra.

Siga o @saidaderede no Twitter
Curta a página do Saida de Rede no Facebook

Taubaté teve à frente um adversário embalado por três vitórias consecutivas, um quarto lugar na tabela e, sobretudo, um triunfo em quatro sets diante do Sesi três dias antes. Por esse início de campeonato, o time do Minas mostrou que pode frustrar prognósticos e surpreender clubes de orçamento mais robusto, pleiteando, quem sabe, uma vaga entre os quatro melhores da Superliga.

Contudo, com problemas no passe neste sábado, o Minas teve dificuldade para jogar com o meio de rede – juntos, os centrais Flávio e Petrus atacaram apenas 11 bolas em todo o jogo – e teve de recorrer às bolas mais altas e, portanto, mais lentas.

O oposto Felipe Roque chegou a ser substituído por Davy, enquanto o ponteiro cubano Yordan Bisset, em que pese a ótima performance no ataque (74%), foi presa do bloqueio paulista em quatro ocasiões – acabou tendo sua atuação comprometida pelos erros que cometeu no passe.

O levantador Carísio, que substituiu Marlon no segundo set, até conseguiu mudar um pouco o ritmo da partida, mas logo ficou à mercê das oscilações da recepção mineira e voltou para o banco.

A EMS/Taubaté Funvic volta à quadra no domingo que vem, dia 19, quando visita o Montes Claros. Um dia antes, o Minas Tênis Clube recebe o Sada Cruzeiro, em Belo Horizonte. Não há previsão, de acordo com o site da CBV, de transmissão dessas partidas pela TV.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede