Topo

Saída de Rede

Melhor bloqueadora na Itália, Adenizia lidera campeonato com Scandicci

João Batista Junior

30/10/2017 06h00

Adenízia lidera estatísticas de bloqueio na liga italiana (foto: Volley Scandicci/Divulgação)

Depois de uma boa temporada de estreia na liga italiana, quando foi a maior bloqueadora da competição, a central Adenizia, do Savino Del Bene Scandicci, dá mostra de que pode repetir as boas atuações este ano. Ao final de três rodadas do campeonato, a meio de rede da seleção brasileira é uma das três maiores anotadoras de bloqueio nas estatísticas do torneio, com 12 pontos no quesito, e lidera na média de pontos de nesse fundamento (1,2 ponto/set).

O momento de Adenizia combina com a posição do Scandicci na tabela. O time, que parou nas quartas de final da última edição da liga italiana, lidera o nacional com três vitórias, nove pontos e apenas um set perdido, à frente do Imoco Volley Conegliano graças aos pontos average.

No sábado, o Scandicci saiu atrás, mas venceu o Saugella Monza por 3 sets a 1 e manteve o primeiro lugar. A central brasileira anotou oito pontos, três dos quais no bloqueio. Sua companheira de time, a jovem oposta sueca Isabelle Haak chegou a 23 anotações na partida.

Na liga italiana masculina, o Azimut Modena, do levantador Bruno, divide a liderança com o Sir Safety Conad Perugia: ambos venceram todas as quatro partidas disputadas por 3 a 0 – a vantagem do Modena está nos pontos average.

Para manter a ponta na tabela, o Modena bateu o Piacenza no domingo por 3-0, com 17 pontos do francês Earvin N'gapeth.

Quarto colocado, o Diatec Trentino, do meio de rede Éder, venceu por 3 a 1 o Castellana Grote, 12º, dos brasileiros Bruno Canuto, Djalma e Athos. Foi apenas a segunda vitória do Trentino, que já acumula dois reveses.

Siga o @saidaderede no Twitter
Curta a página do Saida de Rede no Facebook

Veja outros resultados dos brasileiros pelo mundo neste fim de semana:

Turquia
Enquanto o Ziraat Bankasi lidera a liga turca masculina com sete vitórias em sete jogos, o Arkas Spor, do ponta brasileiro João Paulo Bravo, aparece na segunda posição, com um triunfo a menos.

Neste domingo, o brasileiro assistiu, do banco de reservas, ao 3 a 0 aplicado pelo Arkas Spor sobre o Istanbul BBSK, terceiro colocado. Outro brasileiro que acompanhou a vitória de sua equipe apenas do lado de fora foi o ponteiro Lucas Lóh, que viu o Halkbank, quarto na competição, bater o lanterna Torul Genclik em sets diretos.

Já o Jeopark, do oposto Luan Weber, do levantador Murilo Radke e do ponteiro Rapha de Oliveira, perdeu por 3 a 1 para o Fenerbahçe e está no décimo lugar. Apesar do revés, Rapha se destacou, obtendo 21 pontos.

No feminino, Fenerbahçe, Eczacibasi VitrA e VakifBank, invictos após quatro partidas, ocupam, respectivamente, as três primeiras posições do campeonato.

Lesionada, Natália participa apenas do aquecimento do Fenerbahçe contra Besiktas (Fenerbahçe/Divulgação)

Com uma contusão no joelho, a ponteira Natália ainda não estreou nesta temporada da liga e acompanhou a vitória do Fenerbahçe no sábado, em sets diretos, sobre o Besiktas.

O Eczacibasi, por sua vez, superou o Nílüfer, da central Carol, também por 3 a 0, com 20 pontos e 61% de aproveitamento no ataque da oposta Tijana Boskovic. A meio de rede brasileira marcou oito pontos e seu time está em sexto lugar.

Polônia
Oposto do MKS Bedzin, que ocupa a 11ª posição da PlusLiga (liga masculina de vôlei da Polônia), o oposto Rafael Araújo foi o maior anotador de sua equipe na vitória por 3 a 2 sobre o Espadon Szczecin, sétimo na tabela.

O atacante brasileiro, de 26 anos de idade e 2,06m de altura, totalizou 20 pontos, com aproveitamento de 46% nas cortadas. Quem lidera o campeonato é o Zaksa Kedzierzyn-Kozle, com 18 pontos em seis jogos.

Argentina
A decisão da Copa ACLAV (Associación de Clubes Liga Argentina de Voleibol) foi na última quinta-feira (26), e o título ficou com o Ciudad Voley. Na final, a equipe venceu a UPCN San Juan, que conta com o central Pedrão, que trocou o Sada  Cruzeiro pelo vôlei argentino nesta temporada.

Pedrão, em ação pela UPCN, na Copa ACLAV (UPCN San Juan/divulgação)

O Ciudad ganhou por 3 sets a 2, com 24 anotações do ponteiro Ezequiel Palacios. Pedrão teve atuação discreta, marcou apenas um ponto em toda a partida e não atuou nas duas últimas parciais.

O terceiro posto da competição ficou com o Personal Bolívar, do oposto Théo, que bateu o Libertad Burgi na disputa da medalha de bronze por 3-0.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede