Topo

Saída de Rede

Líder da Superliga, Canoas mantém os pés no chão e almeja os playoffs

João Batista Junior

26/10/2017 06h00

De volta ao Brasil, Leandrão (6) vê bom início do Canoas (fotos: Fernando Potrick)

Havia motivos para que o torcedor do Lebes/Canoas olhasse com desconfiança para o time nesta edição da Superliga. Com a saída de jogadores importantes do elenco e a diminuição do aporte financeiro, resultado da perda de um dos principais patrocinadores, era difícil acreditar que a equipe não entrasse na disputa pensando apenas em fugir do rebaixamento.

Contudo, o início da competição tem desmentido redondamente os prognósticos (do blog, inclusive): o único representante gaúcho no campeonato nacional lidera a classificação, com seis pontos conquistados e nenhum set perdido. A equipe estreou em casa com uma vitória por 3 a 0 sobre o Montes Claros e repetiu o placar, no último sábado, diante do Vôlei Renata, em Campinas.

Siga o @saidaderede no Twitter
Curta a página do Saida de Rede no Facebook

O bom início de campanha do Canoas, no entanto, não afasta o técnico Marcel Matz do planejamento inicial para a temporada. Para o treinador, o time não entrou na competição para, meramente, se manter na divisão de elite do vôlei, e também não é por ser a única equipe que ganhou todas as parciais que disputou até aqui que já pode se credenciar entre os grandes do país. "Nosso objetivo segue o mesmo: chegar aos playoffs. Continuamos focados nisso", assegurou o comandante do Canoas, que ressalta o volume de jogo de seu sexteto.

"Eu destaco o nosso sistema defensivo. Estamos dedicando tempo para estudo e treino, e isso tem dado resultado. Precisamos melhorar em praticamente tudo, acho que sempre podemos evoluir. O ritmo que vamos adquirir ao longo da Superliga poderá ajudar nisso", projetou Matz.

Mudanças
Em relação ao time que chegou às quartas de final da temporada 2016/2017 da Superliga e caiu para o Sada Cruzeiro, o Lebes/Canoas perdeu atletas como o oposto Alisson Bastos e o central Ialisson, que estão no Copel/Telecom/Maringá, o ponta Gabriel, que foi para o Ribeirão Preto (equipe que disputa uma vaga na Superliga B) e o líbero Thales, da seleção brasileira, que defende agora o EMS/Taubaté Funvic.

Matz: objetivo é chegar aos playoffs

"A saída de jogadores do ano passado deu oportunidade para outros. É assim sempre. Eles estão aproveitando bem as vagas deixadas", avaliou o técnico. "O início está acima das expectativas projetadas, porém o trabalho está sendo feito buscando vitórias, e elas vieram", completou Marcel Matz, que este ano substitui Marcelo Fronckowiak – assistente técnico de Renan Dal Zotto na seleção brasileira.

Entre os novos nomes no Canoas estão o ponteiro Robinho, que já passou pelo vôlei gaúcho, quando jogou na Voleisul, e atuou pelo Caramuru no ano passado, o central Lucas França, ex-jogador do Blumenau, o levantador Pedro Gomes, que jogou pelo Maringá, e o oposto Leandrão, destaque do time nessas duas primeiras partidas.

Destaques
De volta ao país depois de uma temporada no Vecindario, das Ilhas Canárias, que disputa a liga espanhola, Leandrão tem a segunda melhor média de pontos nessas primeiras rodadas da Superliga – 6,17 pts/set, com 37 anotações no total. Feliz com os bons resultados que o time obteve nessa largada do nacional, ele não se diz surpreso com sua performance até aqui.

"Venho batalhando, treinando bastante, muito focado. É isso que está me fortalecendo a estar bem nessa volta ao vôlei brasileiro", afirmou o jogador de 25 anos de idade e 2,17m de altura, que havia jogado a temporada 2015/2016 pelo Juiz de Fora, antes de ir para a Espanha.

Matheus Cunda (9) e Aboubacar no block contra Montes Claros: vitória por 3-0

Além do oposto, o central Matheus Cunda, segundo no saque, terceiro no bloqueio, é outro jogador do Canoas que figura entre os cinco melhores das estatísticas da CBV.

"Canoas é uma equipe jovem, mas que está demonstrando ser uma equipe que pode chegar bem nos playoffs. Já mostramos nosso poder defensivo, que mesmo assim precisa sempre melhorar. Agora é equilibrar os setores", avaliou. "Precisamos manter nossa concentração, nossa união, eliminar os erros e seguir lutando", disse Leandrão.

A próxima partida do Lebes/Canoas será no sábado, em casa, diante do Sesi, às 18h (pelo horário de Brasília). São as duas únicas equipes com seis pontos na competição – a vantagem gaúcha é que os paulistas perderam um set.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede