Topo

Saída de Rede

Semifinalistas olímpicas, Holanda e Sérvia decidem Europeu no domingo

João Batista Junior

30/09/2017 15h57

Holanda, de Anne Buijs (11), luta pelo segundo título europeu (fotos: CEV)

Com a Rússia precocemente fora do páreo, era muito difícil que a decisão do Campeonato Europeu feminino 2017 não fosse entre holandesas e sérvias – seleções que chegaram entre as quatro melhores colocadas das últimas olimpíadas. As semifinais em Baku, neste sábado, não contrariaram os prognósticos.

A Holanda, atual vice-campeã continental, sofreu, mas bateu a seleção do Azerbaijão por 3 sets a 2 (20-25, 25-19, 25-19, 25-27, 15-12). A equipe venceu a longínqua edição de 1995 do torneio e busca o bicampeonato. A Sérvia, no segundo jogo do dia, anotou um 3 a 0 sem muita conversa sobre a Turquia (25-17, 25-12, 25-21), e também segue viva na luta pelo segundo título continental de sua história – venceu em 2011.

Não é só pelo cansaço do time laranja, que ficou 2h17min em quadra contra as donas da casa, que as vice-campeãs olímpicas chegam com vantagem à final. Tanto pelo retrospecto dos últimos anos, quando a Sérvia foi prata na Rio 2016 e na Copa do Mundo 2015, quanto pelo confronto que as duas equipes tiveram na primeira fase (vitória sérvia em sets diretos), o favoritismo é do time de Boskovic e Mihajlovic. Elas não devem desconsiderar, porém, que as holandesas, para chegar à decisão, encontraram força e voleibol para reagir a uma situação que lhe parecia fugir do controle.

Siga o @saidaderede no Twitter
Curta a página do Saida de Rede no Facebook

A Holanda largou mal na partida diante do Azerbaijão, viu o bloqueio adversário crescer a sua frente e pareceu apequenar-se diante dos 5,1 mil torcedores no ginásio. (Deve ter havido quem recordasse, ao cabo da primeira parcial, que o Azerbaijão já havia derrotado o time holandês este ano, nas eliminatórias para o Mundial 2018.) Mas quando puseram os nervos no lugar e melhoraram no saque, as visitantes mudaram o panorama do duelo e viraram para 2 sets a 1.

Rahimova: 38 pontos contra a Holanda

Daí, quando as holandesas acreditavam ter controlado a situação, eis que o roteiro daquela semifinal pareceu ter sido drasticamente reescrito para consagrar Polina Rahimova. Principal nome da seleção azeri já há algumas temporadas, a oposta conduziu sua equipe ao tie break num momento em que a virada no quarto set, que estava 22-17 para a Holanda, era improvável.

Com uma torcida vibrando e nas arquibancadas e uma levantadora que sabia que poderia contar com ela nas horas mais difíceis, Rahimova anotou nada menos que oito pontos no quinto set, chegando a 38 no total.

Contudo, na hora de definir, prevaleceu a experiência da geração mais habituada a jogos dessa magnitude e o plantel menos dependente das cortadas de uma jogadora só. A oposta Lonneke Slöetjes (25 pontos na partida) e a ponteira Anne Buijs, ex-Rexona Sesc, com 33 acertos no jogo, foram decisivas, e a Holanda, com 14 pontos de ataque no tie break, fechou a partida.

Sérvias passaram sem dificuldade pelas semis

Na outra semifinal, o passeio sérvio durou apenas 1h18min e contou com 23 pontos totais de Boskovic (aproveitamento de quase 60% no ataque) e 21 anotações concedidas em erros pelas turcas, que só conseguiram impor alguma dificuldade no terceiro set. A Sérvia chega à final com cinco vitórias em cinco jogos e só um set perdido em toda a competição – para a Bélgica, no terceiro jogo da primeira fase.

A decisão do Europeu será no domingo, ao meio-dia, pelo horário de Brasília, com transmissão pela ESPN Extra. Antes, às 9h da manhã, azeris e turcas jogam pela medalha de bronze.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede