Topo

Saída de Rede

Fora da briga pelo título, Brasil bate Coreia do Sul com facilidade

João Batista Junior

09/09/2017 05h53

Seleção brasileira ainda luta por vice-campeonato (fotos: FIVB)

Por conta da vitória da China sobre a Rússia na abertura da rodada, o Brasil já entrou em quadra neste sábado, em Nagoya, alijado da disputa pelo troféu da Copa dos Campeões feminina. A seleção, no entanto, teve pela frente o adversário ideal para se recuperar da derrota na véspera para as japonesas e do revés em cinco sets ante as chinesas. Contra uma desfalcada Coreia do Sul, que vinha de uma péssima atuação diante da China e que não havia vencido nenhum set no torneio, as brasileiras impuseram um 3 a 0, com parciais de 25-15, 25-10, 25-23, e chegaram à segunda vitória na competição.

Se não dá mais para pensar no terceiro título no torneio (venceu em 2005 e 2013), o time do Brasil ainda luta com os EUA pela medalha de prata: com a vitória por 3 sets a 2 sobre o Japão no encerramento da rodada, as norte-americanas assumiram a segunda posição, com três vitórias, e deixaram as japonesas no quarto lugar, com duas, mas com dois pontos a menos que as brasileiras.

Siga o @saidaderede no Twitter
Curta a página do Saida de Rede no Facebook

As sul-coreanas priorizaram o torneio qualificatório asiático para Mundial do ano que vem e abriram mão de suas principais jogadoras – especialmente a craque Kim Yeon Koung. Por outro lado, o técnico Zé Roberto Guimarães escalou praticamente todo o time que tem iniciado as partidas no torneio: a líbero Gabi Souza, a levantadora Roberta, as centrais Bia e Carol e a ponta Natália, que jogou ao lado de Rosamaria, e não de Gabi, única mudança na equipe.

Depois de chegar ao 2 a 0 com muita facilidade, as brasileiras foram instáveis no terceiro set: as sul-coreanas dificultaram o passe do Brasil, mostraram bom volume de jogo e aproveitaram uma certa displicência das rivais para abrirem 19-14 no placar. O time verde-amarelo só assumiu a dianteira no marcador a partir do 23-22 e fechou a partida.

Tandara (11) e Rosamaria: maiores pontuadoras do Brasil contra a Coreia do Sul

Como esperado, a seleção teve folgada vantagem em todos os fundamentos de pontuação: 49 a 30 no ataque, 14 a 2 no bloqueio, 6 a 3 no saque. Destaque para Tandara, maior anotadora do jogo, com 19 acertos, com aproveitamento de 59% nas cortadas, e para Rosamaria, que fez 15 pontos no total e obteve sucesso em 58% dos ataques que efetuou.

O último jogo do Brasil na Copa dos Campeões será na madrugada do domingo, às 2h40, pelo horário de Brasília, diante dos EUA. O jogo será transmitido pelo canal da FIVB no YouTube.

Chinesas levantaram o título por antecipação

China campeã
Com a vitória por 3 sets a 0 sobre a Rússia (25-20, 25-18, 25-20), a China precisava que o jogo entre Japão e EUA fosse para o tie break para comemorar o título da Copa dos Campeões antecipadamente. E foi exatamente o que aconteceu.

As norte-americanas bateram as donas da casa por 3-2 (22-25, 25-21, 26-28, 25-21, 15-12) e assumiram o segundo posto, com três vitórias e sete pontos. Dessa forma, a China, que tem quatro vitórias e 11 pontos na tabela, não pode mais ser alcançada e se sagrou bicampeã da Copa dos Campeões  – havia vencido o torneio pela primeira vez em 2001.

Atualizado às 10h30

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede