Topo

Saída de Rede

Seleção brasileira luta, mas perde para campeãs olímpicas no tie break

João Batista Junior

06/09/2017 03h49

Ting Zhu, mais uma vez, foi o destaque da China contra o Brasil (foto: FIVB)

A seleção brasileira feminina de vôlei saiu de um placar de 0-2 e de uma derrota acachapante no segundo set para levar o jogo diante das chinesas para o tie break, pela segunda rodada da Copa dos Campeões. Contudo, na hora de definir, o time do Brasil desperdiçou dois match points e perdeu para as atuais campeãs olímpicas por 3 sets a 2 (25-20, 25-12, 20-25, 23-25, 19-17), na madrugada desta quarta-feira, em Tóquio. Foi o terceiro encontro entre as duas seleções na temporada e a segunda vitória das orientais, que também levaram a melhor no duelo das finais do Grand Prix – o único triunfo brasileiro foi nas semifinais do Torneio de Montreux, competição em que a China participou com uma equipe B.

Com o resultado, as chinesas chegaram à segunda vitória na competição, com cinco pontos na tabela, um a mais que as brasileiras. O detalhe é que, até esta oitava edição do torneio, todas as equipes campeãs da edição feminina conquistaram invictas o troféu.

Siga o @saidaderede no Twitter
Curta a página do Saida de Rede no Facebook

O técnico José Roberto Guimarães repetiu a equipe inicial da partida contra a Rússia: Roberta, Tandara, Carol, Bia, Natália, Gabi e a líbero Gabi Souza foram as titulares. Se o time se impôs na estreia sem encontrar muito obstáculo, contra as medalhistas de ouro de 2016 a situação foi (previsivelmente) diferente.

Diante de um bloqueio que amortecia muitas bolas e sem Roberta contar com o passe na mão, as atacantes brasileiras tiveram dificuldade tanto na virada de bola quanto no contra-ataque. As largadas, que funcionaram na estreia, não surtiram efeito ante as chinesas. O resultado é que o Brasil, pressionado pelo volume de jogo adversário, não foi páreo nas duas primeiras parciais: correu atrás no placar o tempo todo no primeiro set e foi atropelado no segundo.

Da terceira parcial em diante, porém, a situação mudou. A partir do saque, o Brasil conseguiu diminuir a velocidade do ataque adversário e, com isso, o bloqueio cresceu: foram 16 anotações do time nesse quesito, sendo cinco de Bia e cinco de Carol – a China só obteve oito pontos nesse quesito.

Utilizando pouco a bola de meio, Tandara e Gabi foram principais atacantes do time: marcaram, respectivamente, 21 e 16 pontos no fundamento.

O Brasil igualou o marcador depois de um equilibrado quarto set e parecia que ia confirmar a vitória de virada, já que abriu 10-5 no set desempate. Natália, que chegou a salvar dois match points da China, teve a oportunidade de fechar o jogo no ataque (16-15), mas parou na defesa oriental.

Quem fez, mesmo, a balança pender a favor da China no quinto set foi a multipremiada ponteira Ting Zhu: maior anotadora da partida, com 33 acertos, rodou bolas importantes no tie break e foi, a exemplo das quartas de final das últimas olimpíadas, o grande nome da vitória de sua equipe diante do Brasil.

O próximo compromisso da seleção brasileira será na manhã da sexta-feira, às 7h15, contra o Japão. A transmissão será pelo canal da FIVB no YouTube.

 

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede