Topo

Saída de Rede

Russos e sérvios chegam às semifinais do Campeonato Europeu como favoritos

Sidrônio Henrique

01/09/2017 06h00

Paredão às vezes foi intransponível para a Eslovênia. Foram 13 bloqueios da Rússia na partida (fotos: CEV)

Cracóvia, Polônia – Rússia, Sérvia, Alemanha e Bélgica são os finalistas do Campeonato Europeu de vôlei masculino. Nos jogos das quartas de final, disputados nesta quinta-feira (31), em Cracóvia e em Katowice, na Polônia, os primeiros colocados da fase de grupos, todos invictos até aqui, levaram a melhor diante de Eslovênia, Bulgária, República Tcheca e Itália, respectivamente. Mais rodados, com experiência em partidas importantes, russos e sérvios despontam como favoritos para decidir o título, mas os oponentes impõem respeito.

Siga @saidaderede no Twitter
Curta o Saída de Rede no Facebook

Neste sábado (2), pelas semifinais, em Cracóvia, às 15h30 (horário de Brasília), a Rússia enfrenta a surpreendente Bélgica, que chega a uma semifinal do Europeu pela primeira vez na sua história. Antes, ao meio-dia e meia, a Sérvia encara a Alemanha, que com o reforço do oposto Gyorgy Grozer, do ponta Denys Kaliberda e do levantador Lukas Kampa voltou a mostrar o voleibol que a levou ao bronze no Mundial 2014. Os russos foram campeões pela última vez em 2013, liderados pelo central Dmitriy Muserskiy, que está fora da seleção desde o ano passado, após brigar com a federação do seu país. Os sérvios foram campeões europeus em 2011.

Russos celebram ponto: time não perdeu um set sequer

Rússia vs. Eslovênia
A Rússia ainda não perdeu um set sequer na competição e tem contado com um bom saque e a distribuição equilibrada do veterano levantador Sergey Grankin para se impor nesse torneio na Polônia. A vítima nas quartas de final foi a boa seleção da Eslovênia, que na véspera tinha despachado o time da casa, mas que já havia perdido dos russos na fase de grupos. Diante da Rússia, em Cracóvia, os eslovenos, sem o ponta Klemen Cebulj, que sofreu um estiramento no abdômen antes da competição, não ofereceram resistência. Vitória russa por 25-17, 25-19, 25-19.

Oposto sérvio Luburic explora o bloqueio búlgaro

Sérvia vs. Bulgária
No jogo de fundo em Cracóvia, os búlgaros caíram em sets diretos, por 25-21, 25-22, 28-26, diante dos sérvios. Até tiveram chances em cada uma das parciais, especialmente na terceira, quando desperdiçaram dois set points, tendo o contra-ataque para marcar. No entanto, com uma recepção tão irregular e oscilações no ataque por parte da Bulgária, fica difícil enfrentar a Sérvia quando o jogo deles flui. O time comandado pelo técnico Nikola Grbic sacou com inteligência, variando o serviço, provocando erros na linha de passe búlgara.

Alemanha vs. Rep. Tcheca
Em Katowice, as quartas de final começaram com o confronto entre alemães e tchecos. Poder contar novamente com o oposto Gyorgy Grozer faz muita diferença – por momentos como o do vídeo acima. A Alemanha errou bastante, mas a República Tcheca, responsável pela eliminação da França na véspera, não apresentou nada excepcional – até ganhou um set com facilidade, ainda que principalmente em razão das falhas alemãs, mas ficou nisso. Placar final: Alemanha 3-1, com parciais de 25-22, 16-25, 25-23, 25-20.

Festa belga em Katowice: primeira semifinal deles no Europeu

Bélgica vs. Itália
O triunfo belga sobre os italianos em Katowice foi surpreendente, não pela vitória dos Red Dragons, mas pela forma como ocorreu, com direito a um humilhante 25-11 na segunda parcial. Sem os craques Ivan Zaytsev (ponta/oposto) e Osmany Juantorena (ponta), a Itália, que havia feito uma campanha pífia na Liga Mundial, vinha pedindo para ser eliminada no Europeu. A Bélgica não se fez de rogada e sapecou um 3-0 (25-21, 25-11, 25-23) na Azzurra. O destaque negativo da partida foi a dispersa linha de passe italiana, que fez da vida do jovem levantador Simone Giannelli um inferno. Há que se ressaltar o bom voleibol dos belgas, que já haviam feito apresentações consistentes na Liga Mundial 2017, quase avançando às finais (apesar disso, estão fora da edição de 2018), e apresentaram ainda maior solidez no Campeonato Europeu, com uma recepção mais segura e um bloqueio eficiente.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede