Topo

Saída de Rede

Torcida polonesa bate recorde e dá show, mas Sérvia leva a melhor

Sidrônio Henrique

24/08/2017 19h01

Para surpresa dos apaixonados fãs poloneses, a seleção sérvia venceu o time da casa por 3-0 (fotos: CEV)

Varsóvia, Polônia – Três anos depois, veio o troco. Na abertura do Campeonato Europeu masculino de vôlei, a Sérvia resistiu à pressão dos 65 mil torcedores poloneses que lotaram o Estádio Nacional de Varsóvia e bateu o time da casa por 3-0 (25-22, 25-22, 25-20). Em 2014, no mesmo cenário, na partida inicial do Mundial, os poloneses haviam vencido os sérvios em sets diretos. Desta vez, festa sérvia no grandioso palco polonês.

Siga @saidaderede no Twitter
Curta o Saída de Rede no Facebook

O público registrado nesta quinta-feira (24) em Varsóvia é o novo recorde mundial em uma partida oficial de voleibol – o anterior também era deles, na abertura do Mundial 2014, com 62 mil pessoas. Se levarmos em consideração amistosos, a maior marca é a de 95 mil torcedores no Maracanã, em 26 de julho de 1983, para ver Brasil 3-1 União Soviética – desafio que inspirou os poloneses para a partida de 2014 e a deste ano.

A torcida, é bom que se diga, fez sua parte, em mais um show no país que ama o voleibol quase tanto quanto o futebol. Desde cedo, nas ruas de Varsóvia, era comum ver pessoas com camisas da seleção ou usando cachecóis com o nome Polska (Polônia) estampado. No metrô, a caminho do estádio, quase todo mundo de vermelho e branco, as cores da bandeira polonesa. O frio, tão temido, não apareceu hoje na cidade.

Nesta quinta-feira, em Varsóvia, os poloneses quebraram o recorde mundial de público numa partida oficial

Consistência sérvia
Para azar dos apaixonados fãs locais, o voleibol mais consistente da Sérvia, principalmente seu saque, colocou água no chope polonês. O técnico do time da casa, o italiano Ferdinando De Giorgi, admitiu que o adversário teve a partida sob controle quase o tempo todo.

O treinador da Sérvia, Nikola Grbic, destacou a liderança do veterano ponteiro Nemanja Petric, maior pontuador do jogo, com 15 pontos. "Havia a pressão da torcida, então o time precisava se concentrar e o Petric colocou todos os jogadores em sintonia. É o tipo de diferença que um jogador experiente pode fazer numa situação dessas".

Público de 65 mil pessoas no Estádio Nacional de Varsóvia

Grupos
Poloneses e sérvios seguem para Gdansk, no norte do país. Na outra partida da chave, naquela cidade, a Finlândia venceu a Estônia por 3-2. Com 16 seleções, o Campeonato Europeu está dividido em quatro grupos: o A (Polônia, Sérvia, Finlândia e Estônia), o B (Itália, Alemanha, Eslováquia e República Tcheca), o C (Rússia, Bulgária, Eslovênia e Espanha) e o D (França, Bélgica, Holanda e Turquia). Enquanto os líderes de cada chave avançam direto às quartas de final, os segundos e terceiros colocados disputam um mata-mata para decidir sua sobrevivência na disputa. Além de Varsóvia e Gdansk, outras três cidades receberão partidas, Cracóvia, Katowice e Szczecin.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede