Topo

Saída de Rede

Forte no saque e no bloqueio, Brasil supera Sérvia pelo Grand Prix

João Batista Junior

14/07/2017 06h09

Na revanche contra as sérvias, as brasileiras venceram em sets diretos (fotos: FIVB)

Batida no primeiro fim de semana do Grand Prix, a seleção brasileira feminina de vôlei se deu bem na revanche contra as vice-campeãs olímpicas. Em sua melhor atuação até aqui na temporada, o time comandado pelo técnico José Roberto Guimarães aplicou um 3 a 0 sobre a Sérvia, em parciais de 26-24, 25-17, 25-22.

As armas brasileiras na partida foram as mesmas das europeias no confronto da semana passada: o saque e o bloqueio. Se, em Ancara, as sérvias anotaram 10 a 4 no block e 11 a 1 em aces, em Sendai (Japão), na madrugada desta sexta-feira, as bloqueadoras brasileiras obtiveram 14 pontos contra 10 das rivais e as sacadoras, 6 a 1. Nesse sentido, o ponto chave da vitória do Brasil foi uma passagem de Amanda pelo serviço na reta final do primeiro set.

As sérvias dominavam o jogo, sem que suas atacantes houvessem sido paradas pelo bloqueio brasileiro nenhuma vez, e venciam por 23-20. Foi quando Amanda, vinda do banco de reservas, foi para o saque e desestabilizou o passe das adversárias, levando o Brasil a uma virada improvável na primeira parcial.

Siga o @saidaderede no Twitter
Curta a página do Saida de Rede no Facebook

O resultado do set de abertura impulsionou a seleção brasileira, que cresceu no saque e no bloqueio, e anulou as ponteiras sérvias: Bianka Busa passou a sofrer na recepção e Brankica Mihajlovic, que antes atacava com eficiência, encolheu-se na partida a ponto de ser substituída na reta final do segundo set e não voltar mais para o jogo.

As centrais Adenizia e Bia, embora não tenham ido bem no ataque, se destacaram no bloqueio, marcando, respectivamente, sete e quatro pontos no fundamento.

O ataque, por sua vez, foi comandado por Natália: com aproveitamento de 66% nesse quesito, a ponteira anotou 16 pontos e foi a maior pontuadora em quadra. Monique, que entrava junto com Naiane nas inversões, conseguiu a ótima marca de cinco pontos em seis cortadas.

O Brasil volta à quadra às 5h10 da manhã do sábado para encarar a Tailândia. À 1h15 do domingo, o time fecha sua passagem por Sendai enfrentando as japonesas. O SporTV transmite as duas partidas.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede