Topo

Saída de Rede

Vitória sofrida contra a Turquia acende sinal amarelo na seleção feminina

Carolina Canossa

09/07/2017 17h08

Diante de um time que conhece bem, Natália teve muita dificuldade e acabou sendo substituída (Fotos: Divulgação/FIVB)

Para quem estava somente assistindo, foi emocionante. Pensando a longo prazo, porém, a difícil vitória da seleção brasileira feminina de vôlei por 3 a 2 (24-26, 25-17, 25-18, 22-25 e 15-13) sobre a Turquia deixa um sentimento de preocupação. Afinal, algumas peças importantes não estão rendendo conforme o esperado.

O caso mais óbvio é o de Natália. Ela, que deveria ser uma das líderes do processo de renovação pelo qual o time vai passar neste ciclo olímpico, ainda sofre para executar a função de ponteira de preparação que o técnico José Roberto Guimarães deu a ela. Neste domingo (9), por exemplo, acabou indo parar no banco de reservas diante de um time que conhece bem, já que passou a última temporada de clubes justamente na Turquia.

Novo vice tem gosto amargo, mas seleção termina a Liga Mundial com saldo positivo

Treinador da França ressalta força mental na final contra o Brasil

O mesmo acontece com Carol, que fez uma boa reta final de Montreux Volley Masters, mas voltou a cair de rendimento. No sábado e domingo, por exemplo, só conseguiu dois pontos. Isso mesmo, dois pontos.

Seleção feminina agora terá pela frente a Sérvia, a Tailândia e o Japão

Se a derrota para a vice-campeã olímpica Sérvia pode ser considerada até normal, dado o estágio do trabalho de ambos os elencos, a quase derrota (a Turquia chegou a estar na frente na reta final do Grand Prix) em Ancara deve ligar o sinal amarelo. A defesa, por exemplo, não funcionou tão bem como diante da Bélgica, o contra-ataque esteve pouco efetivo (só Bia superou os 40% de eficiência) e a recepção segue sendo um problema.

Menos mal que Tandara chamou a responsabilidade e evitou a perda de outro ponto com a virada no tie-break. A partir de sexta-feira (14), os desafios serão diante de Sérvia, Tailândia e Japão na cidade japonesa de Sendai. Além da força sérvia, será o primeiro teste deste novo elenco contra equipes da escola asiática. Que tipo de emoções teremos pela frente?

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Antes de terminar, a polêmica no tie-break na qual a arbitragem mudou uma decisão antes favorável ao Brasil ao ver pelo vídeo que a bola bateu no chão antes de fazer a defesa foi mais do que justa. Por mais que não tenha ocorrido um pedido formal de desafio por parte da Turquia, a justiça no esporte deve prevalecer sempre, ainda mais quando há recursos tecnológicos à disposição para saciar qualquer dúvida.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede