Topo

Saída de Rede

Skowronska está “praticamente fechada” com Barueri, diz Zé Roberto

Sidrônio Henrique

23/06/2017 14h00

Zé Roberto já treinou a estrela polonesa no Pesaro e no Fenerbahçe (fotos: Cinara Piccolo/Photo&Grafia e FIVB)

A oposta polonesa Kasia Skowronska-Dolata está "praticamente fechada" com o Hinode/Barueri. A informação é do técnico José Roberto Guimarães, que conversou na manhã desta sexta-feira (23) com o Saída de Rede. Skowronska, que completa 34 anos na próxima sexta (30) e tem 1,89m, desembarca neste sábado (24) em São Paulo e segue para Barueri, na região metropolitana, para uma reunião com Zé Roberto.

Siga @saidaderede no Twitter
Curta o Saída de Rede no Facebook

"Ela vem amanhã para conhecer o projeto e acertarmos a permanência dela", disse o treinador tricampeão olímpico, que já foi técnico da atleta no Pesaro, da Itália, e no Fenerbahçe, da Turquia. Ele tentou trazê-la para jogar no Brasil quando era técnico do Amil, em Campinas, mas não foi possível. "Trazer uma jogadora top da Europa não é fácil por causa do câmbio", ponderou.

Por seleção brasileira, líbero Suelen faz cirurgia bariátrica e perde 32 kg
Criticado, mas fundamental: entenda a importância de Maurício Borges para a seleção

O Hinode/Barueri, que este ano venceu a Superliga B e ascendeu à primeira divisão, ainda tenta conseguir um co-patrocinador, mas já tem recursos para bancar a vinda da polonesa, que começou a carreira como central e jogou também como ponteira. Skowronska é, ao lado da atacante Malgorzata Glinka, já aposentada, o maior nome do voleibol feminino polonês nas últimas décadas.

Cirurgia
O fato de Kasia Skowronska estar se recuperando de uma cirurgia para reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho direito não preocupa Zé Roberto. "Ela está se recuperando bem, é muito determinada e acho que não terá nenhum tipo de problema", comentou o treinador.

A oposta, que estava na Itália na temporada passada, jogando pelo Bergamo, se machucou no dia 21 de janeiro, durante uma partida contra o Scandicci. Era a maior pontuadora do seu clube e uma das cinco maiores da liga italiana. Ela voltou imediatamente à Polônia para se submeter a uma cirurgia, está em recuperação e só deve treinar a partir de agosto.

Com a seleção do seu país, Skowronska foi bicampeã europeia (2003 e 2005), conquista inédita para o voleibol polonês – os homens só ganhariam seu primeiro e único título em 2009. Ela teve apenas uma participação nos Jogos Olímpicos, em Pequim 2008 – mesmo contando com Skowronska e Glinka, a equipe não passou da primeira fase.

Reforços do Barueri
Com o objetivo de chegar pelo menos à semifinal da Superliga 2017/2018, o Hinode/Barueri contratou como reforços, entre outras, a levantadora Naiane, a ponta Edinara, as centrais Saraelen e Fran – as duas primeiras foram convocadas para a seleção. Outra titular do time deve ser a ponteira Suelle, que participou da conquista da Superliga B.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede