Topo

Saída de Rede

Brasil se impõe contra Bulgária e vence mais uma na Liga Mundial

João Batista Junior

16/06/2017 20h01

Diante da Bulgária, o Brasil conquistou a primeira vitória por 3-0 nesta Liga Mundial (fotos: FIVB)

A seleção brasileira masculina de vôlei chegou à quinta vitória na Liga Mundial 2017. Na noite desta sexta-feira, em Córdoba (Argentina), o time dirigido por Renan Dal Zotto venceu a Bulgária por 3 sets a 0 (25-15, 25-19, 25-22). A partida marcou a estreia Wallace nesta edição do torneio. O oposto foi o maior anotador do confronto, com 15 pontos, obtendo 60% de aproveitamento no ataque.

O jogo, no entanto, não serviu para avaliar se a seleção campeã olímpica evoluiu em relação às primeiras rodadas, porque os búlgaros entraram em quadra com um sexteto eminentemente reserva.

Siga o @saidaderede no Twitter
Curta a página do Saida de Rede no Facebook

A Bulgária chegou ao último fim de semana da fase classificatória da Liga Mundial com três vitórias em seis jogos e oito pontos na conta, em posição de lutar por um lugar na semana decisiva da competição: bastaria uma vitória sobre o Brasil para terminar a sexta-feira no quarto lugar da tabela (dentro, portanto, do grupo de classificados).

Contudo, o técnico Plamen Konstantinov deu de ombros à possibilidade de avançar às finais do torneio e preferiu, ao que parece, dar rodagem ao elenco: suplentes disputaram as duas primeiras parciais, ao que, apenas no terceiro set é que os titulares tiveram a chance de entrar na partida.

O Brasil, por sua vez, começou a partida com Bruno, Wallace, Lucão, Éder, Lucarelli, Mauricio Borges e Thales. Ainda no primeiro set, Éder deu lugar a Mauricio Souza, enquanto Evandro e Raphael entraram em inversões.

Wallace estreou no torneio com 15 pontos anotados

Aproveitando-se da fragilidade dos rivais, a seleção brasileira só tinha dificuldade para desenvolver seu jogo quando o saque búlgaro conseguia perturbar a linha de passe verde-amarela – nada, no entanto, parecido com o bombardeio de domingo passado.

Com Bruno no saque, o Brasil abriu 8-0 no marcador do primeiro set. A partir daí, enquanto a Bulgária perdia-se em erros (cometeu 21 em toda a partida contra apenas 11 dos rivais), a seleção brasileira administrou o placar, amortecendo bolas no bloqueio e contra-atacando com eficiência – em toda a partida, os brasileiros marcaram 41 pontos em cortadas, com 53% de aproveitamento.

No segundo set, a equipe europeia conseguiu melhorar no saque e até liderou o placar antes de metade da parcial. Porém, faltava consistência aos búlgaros, e os brasileiros, eficientes no ataque pelo meio e pela saída de rede, viraram e abriram 2 a 0 com tranquilidade.

No último set, a Bulgária escalou alguns titulares e endureceu o jogo, deixando o placar equilibrado até a reta final da parcial, com 21-21. Foi quando o Brasil fez a diferença no bloqueio e na defesa e conquistou sua primeira vitória em sets diretos na competição.

Sábado, o Brasil encara a Argentina às 19h10. Domingo, às 16h10, enfrenta a Sérvia e fecha sua participação na fase classificatória. O SporTV transmite as duas partidas.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede