Topo

Saída de Rede

Bulgária quebra jejum de 10 anos e vence o Brasil na Liga Mundial

Sidrônio Henrique

11/06/2017 16h58

Brasil teve dificuldade no passe e consequentemente no ataque, diante do pesado bloqueio búlgaro (fotos: FIVB)

Após um jejum de 10 anos na Liga Mundial, a Bulgária derrotou o Brasil. A seleção masculina, comandada pelo técnico Renan Dal Zotto, que vinha de quatro vitórias consecutivas, perdeu por 1-3 (22-25, 19-25, 25-23, 19-25), diante da torcida búlgara, na cidade de Varna. O Saída de Rede ressalta mais uma vez que, por ainda estar no início da preparação, com ênfase na parte física, é normal que a equipe oscile, alternando momentos de um voleibol em alto nível e erros às vezes primários, com falhas no posicionamento da defesa ou na marcação de bloqueio. A partida foi repleta de erros: 39 dos brasileiros e 33 dos búlgaros.

Siga @saidaderede no Twitter
Curta o Saída de Rede no Facebook

O Brasil acumula agora quatro vitórias e duas derrotas – a primeira foi na estreia, por 2-3, contra a Polônia. O time já está classificado para as finais como país-sede, pois a competição será decidida em Curitiba, na Arena da Baixada, de 4 a 8 de julho.

Depois do último revés para os búlgaros na Liga Mundial, nas finais da edição de 2007, por 2-3, a única derrota do Brasil para eles havia sido no controverso duelo no Mundial 2010. Na ocasião, o time dirigido por Bernardinho entrou em quadra disposto a perder para evitar uma chave mais forte na fase seguinte do campeonato, caindo em sets diretos.

Brasileiros e búlgaros se cumprimentam antes da partida, que teve inúmeras provocações

Teste
Que o jogo deste domingo diante da irregular Bulgária (três vitórias e três derrotas na competição), uma equipe que depende demasiadamente do seu saque, seja encarado como um teste. O Brasil apresentou duas novidades em relação aos jogadores que vinham sendo escalados no sexteto inicial esta semana: a entrada do levantador Murilo Radke e do central Otávio. O oposto Renan Buiatti já havia começado diante do Canadá e da Polônia, nos dois dias anteriores, em razão de uma lesão na panturrilha do titular da posição na primeira semana, Evandro Guerra.

O levantador Bruno Rezende começou jogando a partir do terceiro set. O central Éder entrou no lugar de Maurício Souza na mesma parcial. Na seguinte, Souza voltou, mas substituindo Otávio. O meio de rede Lucão e o ponteiro Douglas Souza entraram brevemente. O também ponta Rodriguinho jogou improvisado na saída de rede na inversão do sistema 5-1 nos dois primeiros sets e depois teve rápida passagem em quadra na quarta parcial.

O SdR lembra que nos anos dourados do vôlei brasileiro, na década passada, em partidas dessa fase da Liga Mundial, a seleção que contava com craques como Giba, Dante, Gustavo e Ricardinho, entre outros, sofreu derrotas para equipes tecnicamente inferiores, como Finlândia, Holanda e Portugal.

O ponta búlgaro Rozalin Penchev bloqueia um dos diversos passes errados da seleção brasileira

Passe irregular
Com dificuldade para controlar o agressivo saque búlgaro, o Brasil teve problemas na armação de jogadas, facilitando as ações do bloqueio adversário. O ponta Lucarelli, por exemplo, virou apenas oito em 23 tentativas, enquanto o oposto Renan Buiatti converteu 12 em 29. O atacante de saída de rede búlgaro Tsvetan Sokolov, que na véspera, na derrota por 1-3 para os canadenses, havia colocado no chão menos de um terço dos seus ataques (15/48), hoje virou mais da metade das bolas que atacou (17/30). Sokolov foi o maior pontuador contra o Brasil, marcando 19 vezes. Do lado brasileiro, Renan Buiatti liderou com 13 pontos.

Para a terceira semana da Liga Mundial, em Córdoba, na Argentina, o Brasil deverá contar com mais dois campeões olímpicos na Rio 2016: o oposto Wallace e o ponta Lipe – ambos haviam recebido folga do técnico Renan Dal Zotto após a temporada de clubes. Na Argentina, além dos anfitriões, a seleção brasileira enfrentará novamente a Bulgária e pela primeira vez no torneio a Sérvia – esta última a atual campeã da Liga Mundial.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede