Topo

Saída de Rede

Carrasca da seleção feminina na Rio-2016 confessa ser fã da brasileira Gabi

Carolina Canossa

21/05/2017 06h00

Gabi, 1,80m, e Zhu, 1,98m: admiração mútua (Fotos e dados: Divulgação/FIVB e Vakifbank)

O nome Ting Zhu causa arrepios na torcida brasileira. Afinal, foi a chinesa de apenas 22 anos uma das principais responsáveis pela eliminação precoce da seleção feminina de vôlei, logo no primeiro mata-mata da Rio 2016. Há exatamente uma semana, ela também teve grande atuação na final do Mundial de clubes, impedindo o Rexona-Sesc de conquistar um título inédito.

Isso, porém, não significa que Zhu não admire o voleibol bicampeão campeão olímpico. Em vídeo promocional feito pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB) durante o Mundial, Zhu foi questionada sobre qual seria a jogadora que mais admira. E a resposta contemplou justamente uma brasileira…

"Eu gosto da Gabi, a recepção e a defesa dela são boas", comentou a chinesa, cujo sotaque a fez pronunciar o nome da brasileira de uma maneira bastante peculiar: "Gábi". A estima é recíproca. Convidada a participar da mesma brincadeira, Gabi escolheu justamente Zhu. "Ela é muito boa e tem a mesma idade que eu. A Zhu é incrível", declarou a ponteira, que também apontou a americana Jordan Larson como uma de suas atletas preferidas:  "É muito completa"

Convocação de Zé Roberto tem o que deve ser feito em 2017: renovação

"Falso canhoto" é a grande promessa do vôlei brasileiro

A chinesa ainda falou sobre outra jogadora de vôlei que gosta de ver atuar, uma russa: "Kosheleva. Ela pega bolas muito altas e por toda a quadra, sem chance para o bloqueio e a defesa".

O vídeo completo, em inglês, pode ser visto abaixo e conta com as opiniões de várias jogadoras, como a russa Yana Shcherban (voto para a americana Kimberly Hill e Zhu), Hill (Jordan Larson), Fabi ("As líberos japonesas são uma grande inspiração"), Anne Buijs (Zhu), Foluke Akinradewo (Zhu), Maja Poljak ("Não sei. Não quero desapontar ninguém que eu não mencionar, então prefiro ser diplomática (risos)"), Olesia Rykhliuk ("Todas são muito boas, não posso dizer uma só") e Milena Rasic (outra que também não opinou).

E no seu caso, qual é a jogadora que você mais admira?

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede