Topo

Saída de Rede

Zé Roberto convida Fofão para integrar comissão técnica da seleção feminina

Sidrônio Henrique

15/05/2017 21h33

Zé Roberto quer Fofão como assistente tanto na seleção quanto no Hinode/Barueri (fotos: Divulgação/CBV)

O técnico da seleção feminina de vôlei e do clube Hinode/Barueri, José Roberto Guimarães, convidou a ex-jogadora Fofão para fazer parte da comissão técnica de ambas as equipes. "Eu gostaria muito que a Fofão nos desse a oportunidade de dividir o conhecimento dela conosco. Sei que ela tem o dom de transmitir, isso ficava claro a partir da postura dela em quadra quando era atleta. Estou só aguardando a resposta", disse Zé Roberto ao Saída de Rede.

Siga @saidaderede no Twitter
Curta o Saída de Rede no Facebook

Procurada pelo SdR, a ex-jogadora disse que, a curto prazo, não tem planos de fazer nada diretamente ligado ao vôlei. No entanto, ela, que mora em São Paulo e estuda marketing numa universidade, concluiu em março deste ano um curso para treinadores, realizado pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), em Belo Horizonte (MG).

Na seleção, o treinador comandou Fofão de 2003 a 2008 (CBV)

Mulheres ainda são exceções
Em um mercado dominado pelos homens mundo afora, a ex-jogadora pode ajudar a abrir espaço. No ciclo 2013-2016, que culminou na Olimpíada do Rio, Lang Ping esteve à frente da China, rumo ao título no Maracanãzinho. No período 2009-2012, Paula Weishoff foi assistente de Hugh McCutcheon na seleção americana que ficou com a prata em Londres. Na Rússia, em diferentes períodos da década passada, Irina Kirillova e Valentina Oguienko foram assistentes técnicas. Recém-aposentada como atleta, Ekaterina Gamova integrou a comissão da seleção russa sub18 que no mês passado venceu o Campeonato Europeu da categoria. Todas as citadas são ex-jogadoras.

No Brasil são poucos os registros de treinadoras na elite do vôlei feminino. Foi o caso de outra ex-atleta, Isabel Salgado, que treinou as equipes do Vasco e do Flamengo no início dos anos 2000. Outro raro exemplo é o de Sandra Mara Leão, que comandou o Uniara/Afav, time de Araraquara (SP), que encerrou suas atividades no ano passado.

"Eu chamei a Fofão para dar um pulo aqui em Barueri, ver as jogadoras da seleção, que gostam muito dela. Quero que ela venha almoçar com a gente. Ela ficou de vir esta semana ou na próxima. A Fofão tem muito a agregar ao nosso voleibol", comentou Zé Roberto, que a treinou em dois períodos distintos: de 1988 a 1992 num time paulista então patrocinado pelo grupo Pão de Açúcar e de 2003 a 2008 na seleção. Foi sob a orientação de Zé Roberto que Fofão alcançou sua maior conquista, o ouro olímpico em Pequim 2008, como maestrina de uma equipe que só perdeu um set em oito partidas. Ela deixou a seleção naquele ano e daria adeus às quadras em 2015, ganhando mais um título de Superliga pelo então Rexona Ades.

Thaisa se lesionou no dia 4 de abril, durante partida da Liga dos Campeões (Reprodução/Internet)

THAISA VOLTA A TREINAR COM BOLA
A central Thaisa Menezes voltou a treinar com bola nesta segunda-feira (15). Bicampeã olímpica em 2008 e 2012, ela sofreu uma lesão no tornozelo direito no dia 4 de abril, jogando pelo Eczacibasi, seu clube na Turquia, durante uma partida contra o Fenerbahçe, pela Liga dos Campeões da Europa.

"A Thaisa está fazendo fisioterapia, com acompanhamento da comissão técnica da seleção, aqui em Barueri. Hoje, pela primeira vez, ela treinou com bola. Foi um treino leve. Ela ainda terá uma recuperação longa, pois terá de passar por uma cirurgia no joelho esquerdo. Atualmente, nós temos uma seleção mais baixa e ela será a nossa jogadora mais alta quando estiver recuperada. É uma atleta fundamental no nosso esquema e foi muito bom vê-la tocar na bola hoje. Ela treinou levantamento, deu manchete", contou Zé Roberto.

Zé Roberto na época em que era técnico do Fenerbahçe (Reprodução/Internet)

CONVITES DA TURQUIA
O treinador disse ao Saída de Rede que no mês passado recebeu dois convites de equipes da Turquia, mas rejeitou ambos por causa de seu compromisso com o Hinode/Barueri, equipe que venceu a mais recente edição da Superliga B e que vai disputar a primeira divisão na temporada 2017/2018.

"Fui chamado para treinar o Fenerbahçe e também o Eczacibasi, mas expliquei a ambos o compromisso que tenho aqui no Brasil", afirmou o técnico tricampeão olímpico. Zé Roberto já teve uma passagem pelo voleibol turco, à frente do Fenerbahçe, de 2010 a 2012, quando inclusive foi campeão mundial e da liga europeia.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede