Topo

Saída de Rede

Evandro comemora título: “O gosto é ainda melhor do que imaginei”

Sidrônio Henrique

07/05/2017 17h00

Evandro se destacou na final da Superliga (fotos: Guilherme Cirino/Instagram @guilhermectx)

Quase sempre visto como coadjuvante em meio a constelação do Sada Cruzeiro, o oposto Evandro Guerra espantou, mais uma vez, a desconfiança daqueles que não superaram a saída de Wallace Souza. Na manhã deste domingo (7), diante de 14 mil torcedores no ginásio Mineirinho, o atacante campeão olímpico na Rio 2016 como reserva de Wallace foi o nome na vitória do Sada sobre o Funvic Taubaté, na final da Superliga 2016/2017. Nas palavras do seu técnico, Marcelo Mendez, "sempre que esteve sob pressão na partida, correspondeu". Evandro foi o maior pontuador do jogo – marcou 19 vezes. Além de ser escolhido o melhor jogador da decisão, levou ainda o prêmio de melhor saque do torneio.

Siga @saidaderede no Twitter
Curta o Saída de Rede no Facebook

Para o oposto, na sua primeira temporada com o Sada Cruzeiro, vencer a Superliga diante do Mineirinho lotado é ainda melhor do que ele pensava. "O momento é maravilhoso, disputar essa final aqui, o gosto é ainda melhor do que imaginei. É maravilhoso jogar com esse ginásio lotado, essa torcida incrível. Esperava algo muito bom, mas foi ainda melhor", disse ao Saída de Rede após a final. Foi o primeiro título dele na Superliga como titular – era reserva na extinta Cimed na conquista da temporada 2007/2008.

O oposto do Sada Cruzeiro recebendo o prêmio de melhor saque da Superliga 2016/2017

Sob pressão
Ninguém duvida que Wallace é o principal oposto do país (e um dos melhores do mundo). Depois de sete temporadas no Sada Cruzeiro, ele se transferiu no ano passado para o Funvic Taubaté. Na partida deste domingo, Wallace também se destacou, mas a pressão estava do outro lado: era o time mineiro, multicampeão, quem carregava o peso da obrigação de vencer diante de seus apaixonados torcedores e adicionar mais um troféu para sua extensa coleção, que inclui, além do pentacampeonato da Superliga alcançado hoje, três mundiais e quatro sul-americanos.

Com o ponta cubano naturalizado brasileiro Yoandry Leal tendo um dia de pouco brilho e Filipe Ferraz, o outro ponteiro, fazendo seu papel de apoiar o líbero Serginho na linha de passe, coube a Evandro descascar os maiores abacaxis – dever de ofício de quem joga na saída de rede, diga-se. Quando o passe ou a situação de contra-ataque não permitiam que o levantador William Arjona, outro que deu show na final, acionasse os centrais Robertlandy Simón ou Isac Santos, ambos bastante inspirados, lá estava o oposto de 35 anos e 2,08m.

Mendez sobre Evandro: "Sempre que esteve sob pressão, correspondeu" (Inovafoto/CBV)

Força do grupo
"Eu não me surpreendo quando eu ou qualquer outro jogador do time se destaca. Essa equipe é feita de grandes atletas, por isso que ganha quase tudo que disputa. É um esporte coletivo, todo mundo precisa fazer sua parte. A comissão técnica sabe fazer desse grupo uma grande equipe", observou Evandro ao SdR.

O técnico do Sada, o argentino Marcelo Mendez, também falou com o Saída de Rede e fez questão de elogiar seu oposto. "O Evandro fez uma temporada fantástica, teve muita regularidade. Jogou demais tanto na final do Mundial quanto na final da Superliga. Quanto esteve sob pressão na partida, com bolas difíceis para atacar, Evandro correspondeu. Estou muito feliz com ele".

O oposto destacou um dos momentos do jogo, quando no final do segundo set, recebendo um levantamento feito pelo líbero Serginho desde o fundo da quadra, atacou uma diagonal diante de um bloqueio duplo. "Coisa linda aquela bola no final do segundo set. Eu quero aquela bola pra mim", afirmou, às gargalhadas.

William Arjona em tom de despedida
Após a vitória, em entrevista ao SporTV, o levantador William Arjona confirmou que tem proposta do Sesi e falou ainda que tem sido sondado por outros times. O tom foi de despedida. "Eu tenho um orgulho enorme de vestir essa camisa. Foram anos maravilhosos, minha família foi tratada muito bem aqui. Isso é o que importa para mim", afirmou. Os demais jogadores da equipe se despediam de William. O SdR, conforme publicado na semana passada, obteve a informação de que o armador já assinou contrato com o Sesi.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede