Topo

Saída de Rede

Sada Cruzeiro x Funvic/Taubaté: papa-títulos e estreante em finais decidem a Superliga

Carolina Canossa

06/05/2017 15h45

Cruzeiro e Taubaté tiveram as melhores campanhas da fase classificatória (Montagem sobre fotos de Washington Alves/CBV e Wander Roberto/CBV)

De um lado, o time mais vitorioso do voleibol mundial nos últimos anos. Do outro, um rival que investiu alto para incomodar e finalmente conquistar a primeira Superliga de sua história. É com este panorama que Sada Cruzeiro e Funvic/Taubaté entram na quadra do ginásio do Mineirinho neste domingo (7), às 10 horas (horário de Brasília), para definir o dono da principal taça dada aos clubes brasileiros.

Campeão de quatro das últimas cinco Superligas e de três dos últimos quatro Mundiais, o Sada Cruzeiro tem um favoritismo evidente e comprovado pelos números da atual edição do torneio: em 28 jogos, sofreu apenas uma derrota, justamente para Taubaté. Porém, é preciso ressaltar que essa partida não serve como parâmetro para a decisão porque o técnico Marcelo Mendez optou pelo elenco reserva, visto que já havia assegurado a classificação para os playoffs em primeiro lugar.

Por que a RedeTV! ficou à margem nas finais da Superliga?

Substituído por William Arjona, Bruno deixa Sesi rumo à Itália

 

Wallace tentará o título contra o time que impulsionou sua carreira (Fotos: Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

Derrota mesmo o Sada teve apenas uma ao longo desta temporada. Foi por 3 a 2 contra o Sesi na semifinal da Copa Brasil. Curiosamente, na time da Vila Leopoldina acabou sendo derrotado na decisão justamente por Taubaté – a freguesia foi expandida semanas mais tarde, quando o time do interior paulista também eliminou o Sesi na semi da Superliga em quatro partidas. Ou seja: apesar da missão ser difícil, a Funvic possui qualidade suficiente para sair vitoriosa do jogo único deste domingo (veja aqui uma comparação jogador a jogador).

Quais são os pontos-chave que definirão se o Sada vai ganhar mais um troféu para sua lotada galeria ou se Taubaté vai ganhar a primeira final que disputa? Listamos abaixo:

1) Haverá alternativa a Wallace?
Oposto titular na campanha que levou o Brasil ao ouro olímpico na Rio 2016, Wallace vem fazendo uma temporada magnífica com a Funvic Taubaté. Na final contra seu ex-time (de onde só saiu por exigência do ranking de atletas), ele certamente será a bola de segurança do levantador Rapha, mas contra um time com a qualidade do Sada Cruzeiro não dá pra basear o jogo em somente uma opção ofensiva, por melhor que ela seja. O principal nome que surge neste aspecto é o de Ricardo Lucarelli, mas, como o ponteiro deve ser castigado no saque, Lucas Loh e os centrais Éder e Otávio também terão que chamar a responsabilidade

Levantadores serão peças-chave na decisão

2) Duelo de levantadores
Quem acompanhar a final da Superliga 2016/2017 pode esperar um embate especial no saque. O fundamento, que é uma das grandes qualidades do Sada Cruzeiro, é também a principal maneira de evitar que William Arjona jogue tão à vontade com as opções ofensivas que tem à disposição. Diante disto, a maneira com que tanto ele quanto o também consagrado Rapha vão trabalhar em termos de distribuição e precisão tem tudo para fazer a diferença no duelo. Como ambos possuem qualidade de sobra, espera-se uma disputa de alto nível…

Olho nele – Residente no país desde 2012, o cubano Yoandy Leal fará no Mineirinho sua primeira partida como atleta "liberado" para defender a seleção brasileira masculina. As aspas aí são propositais, já que, apesar de a autorização ter saído, o atacante ainda precisa cumprir um período de carência e só poderá vestir efetivamente a camisa amarela em março de 2019. Ídolo da torcida celeste, ele possui o ataque mais eficiente e é o segundo melhor sacador da competição

O dia em que Carlão jogou (e ganhou) uma final de Superliga com o pé quebrado

Leal será reforço para a seleção brasileira em 2019

Curiosidades em números

– Sada e Taubaté já se enfrentaram dez vezes na história da Superliga, com oito vitórias dos mineiros e duas dos paulistas;
– Detalhe: o Cruzeiro nunca perdeu na competição para os próximos adversários jogando em Minas Gerais;
– A final deste domingo terá o recorde de público da Superliga 16/17: a expectativa é de 14.400 pessoas lotando o Mineirinho – até o momento, o recorde da edição são as 7450 pessoas que viram de perto Brasil Kirin x Sesi pela fase classificatória em Belém (PA);
– Cinco campeões olímpicos estarão em quadra: William e Evandro, pelo Sada, e Wallace, Lucarelli e Éder pela Funvic/Taubaté;
– Três cubanos defendem os finalistas: além de Leal, o time mineiro conta com o central Robertlandy Simón, mesma posição de Isbel Mesa, reserva no time do interior paulista;
– O novo recordista de títulos da Superliga também será definido com a final: tanto o líbero Serginho, do Sada, quanto o central Éder, de Taubaté, já levantaram a taça da competição sete vezes cada.

A final da Superliga masculina de vôlei será às 10 horas (horário de Brasília) deste domingo (7), com transmissão ao vivo da TV Globo e do SporTv. No mesmo horário, o duelo também poderá ser visto no site da RedeTv!, que exibirá um compacto com os melhores momentos na TV às 16 horas.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede