Topo

Saída de Rede

Brasil Kirin garante vaga nas semifinais em jogo polêmico

João Batista Junior

31/03/2017 00h34

Brasil Kirin superou Montes Claros em três jogos (foto: João Neto/Vôlei Brasil Kirin)

Pelas quartas de final da Superliga, o Brasil Kirin eliminou o Montes Claros, na noite desta quinta-feira, pela via mais rápida. Assim como Sada Cruzeiro, Funvic/Taubaté e Sesi, o time de Campinas só precisou de três jogos fechar sua série e chegar às semifinais, importando dizer que estes são os mesmos clubes semifinalistas do campeonato passado.

Siga o Saída de Rede no Twitter

Curta o Saída de Rede no Facebook

Por um lugar na final, o Brasil Kirin encara o Sada Cruzeiro. A disputa, que é um duelo de técnicos argentinos (Horacio Dileo pelo time paulista, e Marcelo Mendez pelo lado mineiro), reedita a final da Superliga 2015/2016 e também a Supercopa desta temporada. A vantagem no retrospecto é toda cruzeirense: os tricampeões mundiais venceram os dois confrontos na fase classificatória por 3 a 0, ressaltando que na última rodada do returno, os vice-campeões do ano passado só anotaram 43 pontos (25-20, 25-12, 25-11).

Também vale a lembrança de que o Sada Cruzeiro não teve vida fácil na decisão do ano passado (vitória por 3 a 1 – 23-25, 25-23, 25-18, 30-28), porém, é preciso dizer que titulares daquele time do Brasil Kirin, como o oposto Wallace Martins, o levantador Demian González e o ponteiro Lucas Lóh, não estão mais na equipe.

Thaisa decide jogar com joelho machucado e piora lesão: "Bomba-relógio"

A outra semifinal será disputada entre Funvic/Taubaté e Sesi. Os dois decidiram os três últimos campeonatos paulistas e a Copa Brasil deste ano, e o time do interior levou a melhor em todas essas ocasiões. O blog apurou que a tabela das semifinais será divulgada pela CBV nesta sexta-feira.

Classificação
Quarto colocado na classificação da primeira fase, o Brasil Kirin conquistou o direito de enfrentar o Cruzeiro num jogo polêmico, com um erro crucial da arbitragem ainda no primeiro set.

O time de Campinas começou melhor a partida, aproveitando-se de uma boa passagem do oposto Rivaldo no saque contra uma confusa linha de passe visitante. Quando ajustou o bloqueio, Montes Claros chegou à igualdade no placar, mas, num set point do time da casa, a arbitragem marcou erradamente como fora uma bola atacada pelo meio de rede Thiago Salsa.

Contra o ranking, atletas do masculino também cogitam ir à Justiça

A partir daí, as falhas do Montes Claros se avolumaram e o time se perdeu. A equipe marcou 46 pontos contra 38 no ataque, mas cometeu 27 erros contra apenas 15 dos anfitriões, e isso fez a diferença – ainda mais se levar em conta que o terceiro set, bastante equilibrado, contou vários erros do time mineiro no serviço. No final, vitória do Brasil Kirin por 3 sets a 0, com parciais de 26-24, 25-21, 26-24.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede