Topo

Saída de Rede

Ricardinho vai contra a corrente: "O Brasil ainda necessita de ranking"

Carolina Canossa

30/03/2017 05h44

Para Ricardinho, fim do ranking aumentaria ainda mais o fosso entre os grandes times e os demais (Foto: Divulgação/Maringá)

Em meio a uma campanha aberta dos principais jogadores e jogadoras do país pelo fim do ranqueamento da Superliga, que começa a acontecer até por vias judiciais, ele é uma exceção. Mas, conciliando as atividades de dirigente do Copel Telecom Maringá com a função de levantador, Ricardinho defende a manutenção da regra que limita as contratações, recentemente renovada pelos próprios clubes em votação na CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) pelo apertado placar de 6 votos a 5.

Em entrevista exclusiva ao Saída de Rede, um dos maiores jogadores de vôlei da história explicou o seu posicionamento. "O Brasil ainda necessita de ranqueamento, pois existe uma diferença muito grande entre Sesi, Funvic Taubaté, Sada Cruzeiro e os outros. Isso poderia abrir uma distância maior ainda", acredita.

Novo astro do vôlei alcança 80 cm acima do aro de basquete

Ricardinho exalta seleção campeã mundial em 2006: "Ganhava no aquecimento"

Para ele, a extinção das regras para montagem do elenco só será possível quando a maior parte das equipes da Superliga tiver condições econômicas de, ao menos, fazerem boas movimentações no mercado. "Um time como o Maringá, por exemplo, ainda não tem cacife para trazer um atleta de nível mais alto", afirmou o levantador/dirigente, relatando que, nos últimos dois anos, perdeu 40% do orçamento que dispunha por conta da crise econômica.

Levantador sofreu com uma lesão na panturrilha nesta temporada, mas seguirá jogando (Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

Ricardinho também usa o exemplo de jovens talentos que se destacam no torneio atuando por equipes que não são favoritas para embasar seu argumento. "Nos tirariam esses garotos para ter uma margem de troca: um atleta que poderia estar no meu time, iria pra um dos grandes porque o salário ou nome lá é maior, mas ficaria no banco ou nem estaria entre os 12 convocados para um jogo", analisou, ressaltando que isso poderia até mesmo afetar a formação de futuras gerações do voleibol brasileiro. "Aí, esse cara não joga. Isso prejudicaria todo o processo. Já numa equipe média para pequena, como a minha, ele joga", complementou.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Líbero busca nova chance após doença que o levou ao esporte paraolímpico

Temporada abaixo do esperado

A atual temporada foi mais um exemplo para Ricardinho de como é difícil manter uma equipe de vôlei no Brasil: além da já citada crise econômica, Maringá sofreu com uma série de lesões que derrubaram o desempenho do time em quadra. Resultado: décimo lugar entre os 12 participantes (seis vitórias e 16 derrotas) e a ausência no mata-mata pela segunda vez consecutiva.

"Foi abaixo do esperado, sem dúvida. O nosso objetivo eram os playoffs", admite o levantador. "Particularmente, eu fico triste, pois não era uma equipe pra chegar onde chegou. No último jogo aqui contra Montes Claros (vitória por 3 a 1), ficou bem claro o que a equipe veio pra fazer. Foram N motivos que levaram a essa campanha, mas, se não tivesse dado liga como muita gente acha, não teríamos essa última atuação como tivemos", analisa.

Engana-se quem pensa que o dirigente está parado. Desde o fim da fase classificatória, há cerca de 20 dias, ele tem cumprido compromissos assumidos com a Copel Telecom, além de já montar o planejamento da próxima Superliga. "O projeto continua e vamos tentar melhorar a estrutura ainda mais, além de reforçar a equipe em termos de patrocinadores", destaca.

Exemplo que vem do Sul: Maringá faz transmissões web com qualidade e baixo custo

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Ricardinho acumula funções em quadra com presidência do Maringá Vôlei (Foto: Reprodução/Instagram)

Fôlego para seguir jogando aos 41

Ricardinho diz que, devido ao fato de a Superliga ainda estar acontecendo, o mercado de contratações encontra-se parado no momento. Porém, um nome já é certo no Maringá em 2017/2018: o dele próprio. Aos 41 anos, o levantador nem cogita a ideia de aposentadoria das quadras.

"Dentro da quadra é onde eu quero ficar por um bom tempo, aumentando o número de jogos", garantiu o jogador, que nesta edição sofreu com uma lesão na panturrilha da perna esquerda que o tirou dos jogos entre a metade final de novembro e dezembro. "Agora, estou 100% e focado em manter a parte física pra começar a temporada bem. Acho que ainda tenho nível pra jogar na Superliga", avaliou.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede