Topo

Saída de Rede

Renan Buiatti: "Não ter ido pra Rio 2016 foi um incentivo para melhorar"

Carolina Canossa

25/03/2017 06h00

Renan se diz um jogador menos ansioso agora (Foto: Guilherme Cirino/Instagram @guilhermectx)

Altura é importante, mas não fundamental no vôlei. Se fosse, Renan Buiatti estaria tranquilo: com 2,17 m, ele é o jogador mais alto em atividade no Brasil e possui uma das maiores estaturas do mundo. Ainda assim, passou por momentos difíceis nas últimas duas temporadas e só está se recuperando agora que voltou a atuar no voleibol brasileiro.

Vestindo a camisa do JF Vôlei, Renan é o grande destaque individual da Superliga masculina de vôlei. Além de ter terminado a fase classificatória como o maior pontuador da competição, ele figura como o melhor bloqueio e chegou a estar entre os dez melhores sacadores. O retorno à seleção brasileira, por onde já teve passagens durante o último ciclo olímpico, parece questão de tempo para o jogador de 27 anos.

Mari: "Acho difícil surgirem jogadoras tão boas quanto na minha geração"

"Tem sido difícil, mas era o certo", diz Bernardinho sobre saída da seleção

Em entrevista exclusiva ao Saída de Rede,  Renan falou sobre esta nova fase de sua carreira, que ele próprio define como a melhor desde que começou a jogar vôlei. Também foram assunto as contusões que minaram seu desempenho nas duas temporadas que passou na Itália, onde jogou no CMC Ravenna e Gi Group Monza, e a decepção por sequer ter integrado a pré-lista de convocados para a Olimpíada do Rio de Janeiro, assim como a boa campanha do JF Vôlei, que se classificou para os playoffs da Superliga com tranquilidade mesmo sem contar com um elenco recheado de estrelas.

Bloqueio do oposto é uma das armas do JF Vôlei nesta Superliga (Foto: Divulgação)

Confira nosso bate-papo com Renan abaixo:

Saída de Rede – A que você atribui um desempenho individual tão bom nesta Superliga?
Renan – O nosso time, em geral, conseguiu jogar muito bem junto. Estamos muito entrosados. Nesta equipe, eu só tinha jogado com o Ricardo (ponteiro) antes. Com os outros, só contra. Tivemos pouco tempo de preparação,  foram somente umas três ou quatro semanas de treino antes do Campeonato Mineiro, mas já ali tivemos uma evolução e começamos a Superliga muito melhor do que estávamos um mês antes. O entrosamento saiu fácil, a gente conseguiu se adaptar um com a bola do outro… Que bom que foi desse jeito! Fizemos uma boa temporada, estávamos em sexto lugar até a penúltima rodada da Superliga. Esse resultado veio com muito comprometimento e trabalho.

Saída de Rede – Você é um jogador que já teve oportunidades na seleção brasileira e, inclusive, foi chamado para jogar o Mundial de 2014. Porém, não conseguiu se firmar. Por que acha que isso aconteceu e o que melhorou desde então para, quem sabe, jogar a Olimpíada de Tóquio?
Renan – A seleção é a consequência do que você fez no último ano, então a próxima convocação será reflexo do que fizemos nesta temporada. E, nas duas últimas duas, quando eu estava na Itália, não fui muito regular. Em uma, eu precisei fazer uma cirurgia na mão, enquanto no ano passado não joguei as finais porque tive um edema no pé. Não consegui voltar muito bem nesses dois anos que eu tive lesão. Faltou regularidade: você não pode jogar bem em uma partida e ir mal em três. Isso me faltou muito nos últimos anos. No ano da Olimpíada, eu não fui nem pré-convocado, mas isso foi um incentivo pra eu melhorar cada vez.

Saída de Rede – O fato de não ter ido para a Rio 2016 ficou pesando na sua consciência?
Renan – No dia que saiu a convocação, eu estava ansioso, mas fui olhar e meu nome não estava lá. Fiquei meio mal nos primeiros dias, pois tinha a esperança de estar naquela lista. Depois, acompanhei os jogos e torci pelos meninos. Voltei a pensar no Campeonato Italiano e falei: "Bom, falta muito tempo para sair a outra convocação, então nem adianta ficar pensando muito nisso, é esquecer e ir para o próximo passo".

Lesionado, Douglas Souza é desfalque do Sesi até o fim da Superliga

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Saída de Rede – O que mais você aprendeu neste período em que jogou fora do país?
Renan – Foram muitas coisas, mas acho que principalmente eu evolui na parte mental. Eu era muito ansioso e ficava mais ainda quando começava a errar. Aí, não conseguia jogar bem, ficava pensando no próximo jogo, achava que seria difícil se não jogasse bem… Estou muito menos ansioso este ano, só penso no jogo na hora em que entramos em quadra. É um passo por vez. E também aprendi a me adaptar às adversidades, pois fui pra lá sem saber falar italiano, sem conhecer ninguém, tive que começar tudo de novo. Foram muitas as coisas que eu tive que aprender na marra.

Altos e baixos na Itália acabaram com a chance de Renan ir à Rio 2016 (Foto: Reprodução/Instagram)

Saída de Rede – E por que você decidiu voltar ao vôlei brasileiro agora?
Renan – Pela oportunidade. Já tinham me chamado aqui em Juiz de Fora e também havia uma outra proposta na Itália, mas, como eu já não estava muito bem, decidi voltar para "dar um reset". Fiquei um tempão de férias, uns quatro meses parado, depois que machuquei o pé. Só fui voltar a treinar em setembro e tive uma preparação física muito boa, malhei bastante… Eu estava precisando desta folga. Meu ombro sempre doeu, mas acho que esse é o primeiro ano que o sinto bem desde 2009. Me atrapalhava muito treinar todo dia com dor. Essas férias antes de começar a temporada me ajudaram muito.

Saída de Rede – O JF Vôlei não estava entre os principais aspirantes ao título da Superliga. Não houve a chance de assinar com alguma equipe mais bem cotada, já que você é um jogador conhecido dentro do vôlei?
Renan – O mercado não estava muito bom este ano. Me chamaram pra cá e eu sabia que aqui estaria o Henrique (Furtado, técnico), que era do Sada… nunca tinha trabalhado com ele, mas o conhecia. E eu acreditei no trabalho que eles poderiam fazer aqui. Pensei que neste time eu me encaixaria bem

Em plena discussão do ranking, grandes escancaram superioridade

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Saída de Rede – Depois desse período de férias, você esperava que fosse atuar tão bem?
Renan – No começo, foi difícil. Tentei não ficar ansioso e pensar lá no final, sobre como seria esse ano… Houve um pouco de receio, mas as coisas começaram a dar certo e fui jogando bem. Aí, continuei e a confiança vai lá em cima. Jogar bem um jogo é fácil, mas ficar entre os tops da estatística o campeonato todo é difícil

Renan se adaptou muito bem ao JF Vôlei, que disputa as quartas da Superliga contra o Taubaté (Foto: Reprodução/Instagram)

Saída de Rede – E você acredita que esta evolução é o suficiente para jogar em alto nível entre as grandes seleções?
Renan – Com certeza. Acho que melhorei bastante no ataque, em trabalhar mais a bola, em saber errar… Estou errando bem menos do que nos últimos anos.  Puxa, eu fui o melhor bloqueador da fase classificatória, então eu também consegui fazer isso muito bem, de ler bastante o jogo, que o nosso técnico falava. Que bom que eu consegui juntar tudo isso, a tática com a técnica!

Saída de Rede – E no que precisa melhorar?
Renan – Acho que o saque. Comecei sacando bem, mas no finalzinho (da fase classificatória) comecei a variar muito. Voltei a sacar flutuado porque nosso técnico pediu, mas tenho feito uma força maior pra melhorar o saque.

Saída de Rede – Você pretende continuar jogando no Brasil na próxima temporada?
Renan – Depende de muitas coisas. Eu gostaria muito de continuar aqui no Brasil pelo menos no próximo ano. Falar a sua língua e estar no seu país, querendo ou não, ajuda um pouco e isso foi difícil lá fora.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede