Topo

Saída de Rede

Brasileiro de seleções é vitrine para mais de mil novos talentos

Carolina Canossa

08/03/2017 15h00

Gabi (1ª sentada da esq para a dir) e Lorenne (4ª sentada da esq para a direita) foram campeãs por Minas em 2012 (Foto: Divulgação)

Se você se interessa pelo futuro do voleibol brasileiro, fique atento: no próximo domingo (12), terá início o Campeonato Brasileiro de Seleções, que envolverá 1344 jovens talentos em categorias que começam no sub-15 até o sub-20.

A competição promove a disputa entre selecionados estaduais em diversas divisões – Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e  São Paulo são os únicos estados com representantes na elite em todas as categorias. Ao todo, 14 torneios serão disputados ao longo do ano em sedes como o Centro de Treinamento de Saquarema (RJ), Maceió (AL), São Sebastião do Paraíso (MG) e Uberlândia (MG).

Excesso de erros mina força do Minas na reta final da fase classificatória

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Praticamente todos os atletas que hoje brilham na categoria profissional jogaram alguma edição do Brasileiro de Seleções. Minas Gerais, por exemplo, já contou com o ponteiro Ricardo Lucarelli em sua equipe, assim como as atacantes Gabi, atualmente no Rexona-Sesc, e Lorenne, do Sesi, maior pontuadora da atual edição da Superliga feminina. Os técnicos das seleções de base acompanham o torneio com atenção para embasar suas convocações.

O processo de recrutamento dos atletas que jogam o Brasileiro de seleções é determinado por cada Federação: peneiras, observações de partidas escolares ou recrutamento direto nos clubes são os métodos mais utilizados. A CBV custeia o transporte, a alimentação e a hospedagem de até 12 integrantes da delegação de cada Federação participante (10 atletas + dois de comissão, ou 11 atletas + um de comissão técnica), além de um árbitro de cada estado participante.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede