Topo

Saída de Rede

Em dia de Alix, Praia retoma vice-liderança da Superliga

João Batista Junior

04/03/2017 18h24

Vitória sobre Minas deixou Praia em vantagem sobre Osasco (fotos: Praia Clube)

Não foi o Camponesa/Minas que entrou na briga pela terceira posição da fase classificatória da Superliga feminina, mas o Dentil/Praia Clube que voltou ao segundo posto da competição. O duelo das equipes mineiras, neste sábado, em Uberlândia, contradisse o que os dois sextetos vinham apresentando nas últimas semanas: as minastenistas não mostraram virtude no passe nem força no ataque, enquanto as praianas, que venceram por 3 sets a 1 (25-19, 26-24, 18-25, 25-20), souberam provocar os erros das adversárias e contaram com uma jornada inspirada da ponteira Alix Klineman – que aparentou estar finalmente recuperada das lesões que a assombraram na temporada.

Siga o Saída de Rede no Twitter

O Praia termina a rodada com um ponto de vantagem sobre o Vôlei Nestlé, terceiro, e seis à frente do Genter Vôlei Bauru, quarto. Assim, a disputa pela segunda posição, a duas rodadas do fim desse estágio do campeonato, fica restrito ao time de Uberândia e ao de Osasco.

Minas caiu para o quinto lugar e deverá, mesmo, se preparar para uma trilha difícil para chegar à final da Superliga: deve pegar o time de Bauru (que está um ponto à frente), nas quartas de final, e, passando, pode ter o Rexona-Sesc pela frente. Pensando nos mata-matas, a derrota deste sábado foi terrível para a equipe de Belo Horizonte.

Com 21 pontos, Alix Klineman foi a maior pontuadora do jogo

O JOGO
Mesmo cometendo ainda erros de passe e obtendo pontuação no ataque inferior à do adversário (58 a 47), o Praia Clube contou com 30 erros do Minas vencer a partida. Muito das falhas cometidas pelas visitantes resultou da tática do time da casa de começar o duelo testando a recepção de Rosamaria. Isso, logo de cara, desestabilizou a virada minastenista, que teve de correr atrás no placar do primeiro set e passou também a errar no saque.

Claudinha, que foi eleita na internet a melhor jogadora em quadra, quando teve o passe na mão, pôde jogar tanto com as centrais Fabiana e Walewska quanto com a ponteira Alix Klineman. Mais do que os 21 pontos que obteve no confronto, a atacante norte-americana mostrou força e alcance no ataque para superar as bloqueadoras rivais e teve uma de suas melhores atuações nesta edição da Superliga.

Curta a página do Saída de Rede no Facebook

Do outro lado da rede, nem na oposta Destinee Hooker, atacante mais eficiente da Superliga até esta rodada, a levantadora Naiane encontrava boas alternativas para o ataque. O técnico Paulo Coco fez várias substituições na equipe a partir do segundo set, colocou Karine para armar jogadas, pôs a meio de rede Fran e também a ponteira Pri Daroit, e isso mudou um pouco o ritmo do jogo.

O Minas até conseguiu levar a partida para o quarto set, contudo, num dia em que o Praia encontrou a linha de passe adversária desarrumada, conseguiu neutralizar Hooker e recebeu mais de um set de pontos em erros, o destino do duelo foi selado sem a necessidade de tie break.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede