Topo

Saída de Rede

Time de vôlei inova e representa oficialmente clube em parada LGBT

Sidrônio Henrique

26/02/2017 12h00

O Lakkapaa Rovaniemi disputa a primeira divisão da liga finlandesa (fotos: arquivo pessoal/Chris Voth)

A participação e o apoio isolado de atletas às paradas do orgulho LGBT mundo afora são cada vez mais comuns. Porém, pela primeira vez, um time de voleibol vai a um evento do gênero, representando oficialmente um clube. No próximo sábado (4), o Lakkapaa Rovaniemi, da Finlândia, desfila na Arctic Pride 2017, com a presença de todos os atletas e da comissão técnica.

Curta o Saída de Rede no Facebook
Siga @saidaderede no Twitter

A iniciativa partiu do ponteiro canadense Chris Voth, 26 anos, militante da causa LGBT e que estreou na equipe finlandesa esta temporada. O Saída de Rede contou para você, em dezembro passado, a história do Chris.

Transexual brasileira faz história ao jogar vôlei feminino
Estudos e COI garantem transexual brasileira em equipe feminina

Após duas temporadas no Lycurgus Groningen, time holandês, o atacante de 1,97m ia mudar de clube e de país, mas sequer chegou a assinar o contrato. O motivo: os dirigentes alegaram em agosto que não poderiam se responsabilizar pelas atitudes dos adversários ou mesmo pela conduta das pessoas da equipe, bem como dos torcedores, em razão da orientação sexual dele. Foi dispensado por ser homossexual. Em novembro ele assinou com o Lakkapaa, da primeira divisão finlandesa, depois de três meses mantendo a forma no centro de treinamento da seleção do Canadá, em Gatineau, Quebec. Chris já jogou pela seleção B canadense. Ele mantém em segredo o nome do clube e o país onde foi rejeitado.

Uma das imagens utilizadas na promoção do evento, com os jogadores do time de vôlei

Igualdade e respeito
O site da equipe finlandesa anuncia a presença do time no evento, que tem duração de cinco dias, de 1º a 5 de março, na cidade de Rovaniemi. "É a principal parada do orgulho gay no norte da Europa", informou Chris Voth ao SdR. A participação do clube, como já dissemos, será no dia 4. O Lakkapaa desfilará por uma hora, das 12h30 às 13h30. Como é inverno no hemisfério norte e eles estão apenas 10 quilômetros abaixo do Círculo Polar Ártico, a boa notícia é que a previsão do tempo para o horário no próximo sábado é de céu claro e suaves 4 graus negativos, algo ameno para aquela região do mundo neste período – as temperaturas mínimas ali registradas beiram os 50 graus negativos. Após o desfile, Chris fará um discurso, "com ênfase na igualdade e respeito". O Arctic Pride é organizado desde 2013.

Sada Cruzeiro sobra e chega ao tetracampeonato sul-americano
Qual time leva mais público aos ginásios da Superliga? Descubra

Chris Voth nos disse que ele é o único gay do Lakkapaa Rovaniemi e se sente orgulhoso por ter levado o time a participar do evento. "Eu fui o primeiro homem abertamente homossexual que muitos da equipe conheceram e é importante ver essa aceitação", completou o ponteiro.

"Sempre estarei à disposição", diz Jaqueline sobre seleção brasileira
CBV cede a apelos e transmite Superliga na internet

Localizada no norte do país, Rovaniemi tem 60 mil habitantes, é a capital e o principal centro comercial da Lapônia finlandesa – a região se estende por outros três países. Rovaniemi é conhecida como a cidade do Papai Noel.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede