Topo

Saída de Rede

Semis reforçam favoritismo do Rexona contra o Praia no Sul-americano

Carolina Canossa

17/02/2017 23h00

Argentinas sofreram com o "paredão" do Rexona (Foto: Neto Talmeli/Divulgação)

A zebra não deu as caras: conforme o esperado, a final do Sul-americano feminino de vôlei contará com os dois representantes brasileiros na competição, o Rexona-Sesc e o Dentil/Praia Clube. Neste sábado (18), às 19 horas (de Brasília), as duas equipes decidirão em Uberlândia quem será o representante do continente no Mundial de clubes, programado para maio, no Japão.

Em sua semi, o Rexona mal tomou conhecimento do Villa Dora, da Argentina, despachado em menos de uma hora de jogo por 25-10, 25-06 e 25-17. O Praia, por sua vez, chegou a flertar com o perigo diante do San Martín, do Peru, mas também triunfou em parciais diretas: 25-18, 25-23 e 25-13.

Memória: brasileiras superam provocação peruana para levar título de clubes

Siga-nos no Twitter: @saidaderede

Em que pese terem enfrentado somente adversários muito inferiores tecnicamente no torneio, o que dificulta a análise, é possível jogar o favoritismo (de novo) para a equipe carioca: muito mais consistente, o Rexona em nenhum momento ameaçou se complicar neste Sul-americano. Contra o próprio San Martin na primeira fase, por exemplo, as parciais foram de 25-16, 25-11 e 25-16. Vale lembrar ainda que o time comandado pelo técnico Bernardinho jamais perdeu para o Praia nos 21 jogos oficiais já realizados.

Com um saque pouco agressivo, as mineiras tiveram dificuldades para marcar o San Martin e só passaram pelo primeiro set com relativa tranquilidade porque as experientes centrais Walewska e Fabiana fizeram tudo o que desejaram na defesa peruana. Na segunda etapa, porém, a levantadora Claudinha não teve a bola na mão, o que dificultou as ações ofensivas do Praia, que chegou a estar atrás por 13-17. O comando do placar só foi retomado com a passagem da ponteira Michelle pelo saque. No terceiro set, foi preciso recorrer novamente ao talento de Fabiana para se assegurar na decisão.

Rodada sem TV causa polêmica no vôlei; SporTV se defende

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Se não comprometeram nesta sexta, as falhas apresentadas pelo Praia não podem se repetir na grande decisão caso o time queira ter alguma chance contra o Rexona, que ainda contou com a vantagem de conseguir descansar suas titulares na metade final do duelo contra o Villa Dora. Depois de entrar na semi com força máxima, a equipe carioca contou com a fragilidade da recepção argentina para abrir vantagem nos dois primeiros sets abusando do combo saque-bloqueio. Estava tão fácil que quem fechou a segunda etapa foi Fabi: ao passar de toque uma bola para o outro lado da quadra, a líbero viu as argentinas se atrapalharem e não conseguirem devolver a bola.

Foi apenas com o time praticamente todo reserva em quadra, já no terceiro set, que as cariocas deram uma vacilada e, após cometerem muitos erros, até permitiram ao Villa Dora abrir dois pontos de vantagem. Nada, porém, que não fosse rapidamente corrigido e comprometesse a classificação (e o descanso das titulares) para mais uma final continental.

Transmissão online

Internautas protestaram contra o SporTV porque queriam a transmissão de Camponesa/Minas x Vôlei Nestlé (Foto: Reprodução Facebook)Diante da defasagem de nível técnico e o consequente resultado previsível nas duas semis do Sul-Americano, o "SporTv" optou por passar os jogos apenas pela internet. Não sem protestos, é claro: desde durante a tarde, fãs de vôlei usaram as redes sociais do canal para reclamarem da não-transmissão da vitória do Camponesa/Minas sobre o Vôlei Nestlé, em duelo da Superliga também realizado esta noite, por 25-20, 25-19 e 25-22 – um resultado "decepcionante" para quem esperava outro jogo cardíaco como o ocorrido na Copa Brasil.

Apesar disso, o narrador e comentaristas do Sul-americano não ignoraram o jogo em BH e, inclusive, informaram os internautas sobre o resultado das parciais. Mesmo que com apenas uma câmera, o SporTv provou ser possível usar o streaming para mostrar decentemente partidas que, por qualquer motivo, não tenham entrado na grade de programação da TV. Tomara que a experiência se repita em outras oportunidades.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede