Topo

Saída de Rede

Sobe e desce da Superliga tem arrancada do Minas e problemas no site da CBV

João Batista Junior

13/02/2017 06h00

Camponesa/Minas está a dois pontos do G4 (fotos: Orlando Bento/MTC)

Camponesa/Minas está a dois pontos do G4 (fotos: Orlando Bento/MTC)

Numa semana em que se discutiu amplamente sobre as transmissões da Superliga e a possibilidade de levá-las para a internet (veja mais neste link e neste outro), uma falha no site da CBV deixou os fãs do voleibol a ver navios. O Camponesa/Minas tem crescido na competição feminina e já flerta com o G4, enquanto Rio do Sul obteve marcas bastante negativas. A Copel Telecom Maringá obteve vitórias importantes contra o rebaixamento, enquanto o Sada Cruzeiro teve uma das melhores performances da temporada.

Veja o sobe e desce da Superliga na semana que passou:

Curta o Saída de Rede no Facebook

SOBE

Camponesa/Minas
Depois terminar o primeiro turno na sexta posição, com 16 pontos, seis vitórias e cinco derrotas, o Camponesa/Minas parece ter engrenado: enquanto a ponteira Rosamaria segue como um dos destaques da competição, a meio de rede Carol Gattaz continua protagonizando uma boa temporada. Já a oposta Destinee Hooker, que estreou na equipe durante o campeonato, parece bem integrada ao time. Jaqueline, por sua vez, tem entrado no time aos poucos e apresentando uma performance cada vez melhor.

No 3 a 0 aplicado sobre Rio do Sul, na sexta-feira, a ponteira da seleção brasileira obteve 12 acertos, foi a maior anotadora da partida e ganhou o VivaVôlei. O resultado levou o time, atualmente quinto colocado, a cinco vitórias em cinco jogos no returno, com 30 pontos na conta.

Agora, apenas dois separam o Camponesa/Minas quinto colocado, do Terracap/BRB/Brasília, quarto, mas com dois detalhes importantes: as duas equipes se enfrentam na terça-feira, no Planalto Central, num confronto direto por um lugar no G4, e as mineiras disputaram um jogo a menos que as brasilienses.

Evandro, do Sada Cruzeiro, encara bloqueio triplo do Minas

Evandro, do Sada Cruzeiro, encara bloqueio triplo do Minas

Sada Cruzeiro
Líder invicto da Superliga, tendo obtido 50 de 51 possíveis, o Sada Cruzeiro teve, diante do Minas Tênis Clube, no sábado, uma de suas grandes atuações na temporada.

A vitória cruzeirense diante de um rival em franca em ascensão impressionou pela frieza do time nos momentos difíceis e pela qualidade do voleibol apresentado. E, depois de dois sets de placar equilibrado, a cereja no bolo foi um avassalador 25 a 10 na terceira parcial.

Copel Telecom Maringá
Parecia certo que a Copel Telecom Maringá acompanhasse o Caramuru Vôlei/Castro na disputa da seletiva (ou da Taça Ouro, como queira chamar) para continuar na elite do vôlei nacional na temporada que vem. Contudo, os maringaenses mostraram disposição para mudar essa história.

São Bernardo tinha dez pontos na tabela e não somou nenhum nas duas rodadas da semana que passou – perdeu em casa, na quarta-feira, para o Caramuru/Castro, única vitória do lanterna até agora na competição, e para o Sesi, no sábado. E Maringá, que tinha seis pontos, conseguiu uma surpreendente vitória por 3 a 2 contra o JF Vôlei no meio de semana e bateu a equipe de Castro, sábado, em seu ginásio, chegando a 11 pontos.

Ressalte-se que agora, num bom momento no campeonato, Maringá terá São Bernardo pela frente. A partida será no sábado, no ABC Paulista, e pode decidir a vida de quem de fato luta para disputar a Superliga 2017/18.

DESCE

Ataque do Rio do Sul contra bloqueio do Minas: vantagem do time da casa

Ataque do Rio do Sul contra bloqueio do Minas: duelo desigual

Rio do Sul
A fraca atuação do Rio do Sul nesta temporada da Superliga feminina tem várias razões, como a perda do treinador Spencer Lee, que virou assistente técnico no Vôlei Nestlé, e a saída de jogadoras do elenco do ano passado.

No entanto, mesmo com uma campanha de quatro vitórias em 18 partidas, o time tem bons valores individuais, atletas destacadas nas estatísticas – caso da oposta Natiele, terceira maior pontuadora do campeonato, da central Aline Santos, sacadora mais eficiente da competição, da líbero argentina Tati Rizzo, terceira melhor passadora.

Isso mostra que, mesmo na falta de perspectiva de quem não luta mais por um lugar nos playoffs nem contra o rebaixamento, as derrotas sofridas nessa semana foram pesadas demais.

Na quarta-feira, em jogo antecipado da sétima rodada, as catarinenses perderam por 3 a 0, fora de casa, para o Rexona-Sesc, em parciais de 25-10, 25-15, 25-15. A marca de 40 pontos em um jogo foi a pior alcançada por uma equipe nesta Superliga feminina.

Então, o time foi a Belo Horizonte para encarar o Camponesa/Minas, na sexta-feira, e voltou a perder em sets diretos, com parciais de 25-16, 25-10, 25-14, saindo de quadra novamente com apenas 40 pontos marcados

Chamou a atenção também a quantidade de pontos de bloqueio que o time sofreu nas seis parciais que disputou. Com 12 bloqueios das cariocas e 17 das mineiras (29 no total), faltou um para que a média fosse de cinco por set.

Osasco bate Brasília em jogo de erros e emoção

Site da CBV/Superliga
Não bastasse a rodada de quarta-feira não ter sido transmitida pela TV, o fã do voleibol também não pôde contar com a CBV para acompanhar os números das partidas naquele dia.

Um problema no site oficial da Superliga fez com que as informações estatísticas dos jogos da quinta rodada do returno da competição masculina só entrassem no ar no fim da noite da quinta-feira.

Por coincidência, a falha ocorreu justamente numa rodada em que as redes sociais se queixavam do SporTV, que optou por exibir futebol em seus três canais àquela noite, mas também quando se discutia o veto da confederação às transmissões online pelos clubes – para ser específico, o Sesi pretendia mostrar sua partida contra o Montes Claros pelo YouTube, mas foi proibido pela CBV.

CEO explica contrato com a Globo e promete transmissões online

Lara vibra, Mari Cassemiro lamenta: Bauru perdeu quatro match points (Mailson Santana/Fluminense FC)

Lara vibra, Mari Cassemiro lamenta: Bauru perdeu quatro match points (Mailson Santana/Fluminense FC)

Genter Vôlei Bauru
Nos cinco jogos do returno, a equipe de Bauru, sexta colocada na Superliga feminina conquistou apenas uma vitória (contra o Valinhos) e somou cinco pontos. Seu retrospecto estaria bem melhor, se houvesse vencido o Fluminense, na última quinta-feira, no Rio.

O time paulista vencia o jogo por 2 sets a 1 e tinha 24 a 21 no placar do quarto set. Noutras palavras, tinha tudo para conquistar a vitória e somar três pontos. Mas a rede encalhou, a equipe desperdiçou quatro match points (ainda teve 25-24 a seu favor) e sucumbiu na parte final do tie break.

Com efeito, se o time poderia ter chegado aos 30 pontos, junto com o Minas, tendo o Brasília na alça de mira, agora precisa se preocupar também com o Fluminense, sétimo colocado, quatro pontos atrás.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede