Topo

Saída de Rede

Luizomar: "Aceitei o convite da seleção peruana pelo sonho da Olimpíada"

Carolina Canossa

24/01/2017 13h52

Luizomar de Moura é o quarto brasileiro a comandar a seleção peruana feminina (Foto: Bruno Lorenzo/Fotojump

Luizomar de Moura é o quarto brasileiro a comandar a seleção peruana feminina (Foto: Bruno Lorenzo/Fotojump

Há mais de dez anos no comando do Vôlei Nestlé, o técnico Luizomar de Moura está prestes a iniciar uma nova fase em sua carreira: nesta quarta-feira (25), ele será oficialmente apresentado como técnico da seleção peruana de voleibol feminino, cargo que ocupará ao mesmo tempo em que mantém o trabalho em Osasco.

Em conversa com o Saída de Rede, Luizomar explicou o motivo que o levou a aceitar o convite de uma seleção que, depois de ter sido parte da elite do vôlei nos anos 80, hoje não passa de figurante no cenário internacional. "Foi um sonho de participar de uma Olimpíada. O sonho dos peruanos também é voltar a disputar o torneio depois de 20 anos, então estamos compartilhando um sonho", comentou o treinador.

Atacante mais eficiente, Tandara diz que corte olímpico e filha a amadureceram

Londres 2012: Brasil não pode reivindicar ouro antes de Rússia ser punida

E como fazer isso, dado que, nos últimos anos, o time peruano tem ficado atrás da Argentina e sendo ameaçado até mesmo pela Colômbia? "Com trabalho e planejamento. O Peru tem investido muito em vôlei nos últimos anos. Eles fizeram um CT que é um dos mais modernos do mundo, tem até hotel. Além disso, é um povo e uma imprensa apaixonada pelo
esporte", destacou.

Com ampla trajetória nas categorias de base da seleção brasileira, Luizomar acredita que a rotina mais intensa não será um problema. E garante: o novo trabalho não vai prejudicar seu desempenho à frente do Vôlei Nestlé. "Meu foco total continuará sendo a Superliga. Comandei seleções de base desde 2001, alternando clubes e seleção e só tenho que continuar fazendo o que já fazia antes", explicou.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Sobre a possibilidade de haver um interesse maior em contar com jogadores peruanas em Osasco, Luizomar assegura que elas serão avaliadas para contratação como qualquer outra estrangeira – aos 20 anos, a atacante peruana Ángela Leyva é vista como um dos grandes diamantes do voleibol mundial, mas, devido a uma regra da Federação local, ela só poderá
defender um time de fora do país quando tiver 22 anos. "Só tenho a agradecer ao meu patrocinador aqui que me proporciona a oportunidade de estar nos dois times", comentou.

Luizomar substituirá na seleção peruana outro brasileiro, Mauro Marasciulo, que levou o país ao Pré-Olímpico Mundial, mas não conseguiu a vaga na Rio 2016. Além deles, outros dois técnicos nascidos aqui já dirigiram o time: Ênio Figueiredo e Chico dos Santos.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede