Topo

Saída de Rede

Murilo de titular e grande atuação de Theo marcam vitória do Sesi em Canoas

João Batista Junior

15/01/2017 06h00

Lesão no cotovelo havia afastado Murilo (no ataque) das quadras (fotos: Fernando Potrick/Gama)

Lesão no cotovelo havia afastado Murilo (no ataque) das quadras (fotos: Fernando Potrick/Gama)

O duelo da tarde do sábado, em Canoas, entre Lebes/Gedore/Canoas e Sesi, até pode ser repetir nas quartas de final da Superliga masculina. As duas equipes estão na zona de classificação para os playoffs, os paulistas entre os quatro primeiros colocados, os gaúchos brigando por um lugar entre o sexto e o oitavo postos. Aliás, como a rodada terminou com o time comandado por Marcos Pacheco mantido na segunda posição e o sexteto dirigido por Marcelo Fronckowiack em sétimo lugar, este seria um dos confrontos da próxima fase da competição.

Contudo, a vitória sesista por 3 sets a 1, em parciais de 25-19, 18-25, 25-17, 25-22, deixou os rivais novamente numa situação delicada no campeonato. Vitórias do Minas Tênis Clube e do Bento Vôlei/Isabela na rodada legaram ao Canoas apenas dois pontos de folga para o time de Bento Gonçalves, nono colocado.

Curta o Saída de Rede no Facebook

Atacantes do Canoas tiveram baixo aproveitamento

Atacantes do Canoas tiveram baixo aproveitamento

O Lebes/Gedore/Canoas largou com seis derrotas seguidas nesta Superliga, mas teve poder de reação para vencer cinco dos seis jogos anteriores ao deste fim de semana. Frente à equipe da Vila Leopoldina, o time da casa sofreu bastante com o sistema defensivo adversário, o que se refletiu nas estatísticas de ataque. Enquanto o Sesi produziu 59 pontos em cortadas e obteve 60,8% de aproveitamento, os anfitriões marcaram em 41 das 94 oportunidades que tiveram (43,6%).

Esses números resultam da ótima performance do oposto Theo e da recuperação do ponteiro Murilo, duas peças vitais para a engrenagem da equipe paulista.

O que deve mudar na convocação da seleção masculina com Renan Dal Zotto?

Theo não ganhou o VivaVôlei, mas merecia (o prêmio foi para Bruno, que, com o passe na mão, conseguiu distribuir bem o jogo). Com uma atuação mais do que segura, o atacante anotou todos os seus 20 pontos em ações no ataque, o que lhe conferiu o altíssimo aproveitamento de 71,4% no quesito.

Murilo, por outro lado, contribuiu com nove acertos na pontuação de sua equipe e teve boa participação nas ações de fundo de quadra – passe e defesa. O jogo marcou seu retorno ao sexteto titular do Sesi, já que uma lesão no cotovelo o tirou da equipe nas últimas cinco rodadas do primeiro turno e, semana passada, participou apenas da quarta parcial na vitória sobre a Copel Telecom Maringá.

Se estiver fisicamente bem na reta final da Superliga, Murilo, ao lado de Serginho, pode ser fundamental na linha de recepção para deixar o ponteiro Douglas Souza, maior pontuador da equipe no certame, mais à vontade para atacar. É uma formação que impõe respeito e pode (por que não?) ameaçar o título do Sada Cruzeiro – não é demais lembrar que a apertada vitória cruzeirense por 3 a 2 em São Paulo, há um mês, foi diante de um Sesi que havia acabado de perder Murilo.

COPA BRASIL
Nesta semana, a Superliga dá vez à Copa Brasil. O Sesi, que passou pelo JF Vôlei no meio da semana, vai encarar o Sada Cruzeiro, quinta-feira, pelas semifinais do torneio. A outra semifinal, disputada no mesmo dia, será entre Brasil Kirin e Funvic/Taubaté. A final será no sábado, 21. O ginásio Taquaral, em Campinas, vai receber os jogos.

Como foi eliminado pelo Cruzeiro nas quartas de final dessa competição, o Lebes/Gedore/Canoas só volta à quadra no dia 28, sábado, em visita à Funvic/Taubaté, pela terceira rodada do returno da Superliga. Antes, na quinta-feira, 26, o Sesi recebe o Minas Tênis Clube. Estes dois jogos serão transmissão pela RedeTV!

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede