Topo

Saída de Rede

Embaixador russo assassinado é homenageado em jogo da Liga dos Campeões

João Batista Junior

22/12/2016 18h00

BBSK e Dínamo posam juntos antes do jogo pela Liga dos Campeões (foto: CEV)

Istanbul BBSK e Dínamo Moscou posam juntos antes do jogo pela Liga dos Campeões (foto: CEV)

Quando Istanbul BBSK e Dínamo Moscou entraram em quadra, em Istambul, nessa quarta-feira, pela Liga dos Campeões masculina da Europa, o clima para a partida era de consternação. A vitória dos visitantes por 3 sets a 1 (19-25, 25-18, 25-18, 25-22) foi relevante para o campeonato, já que os moscovitas chegaram a seis pontos na tabela do grupo A e mantiveram o time da casa ainda sem nenhum ponto conquistado, mas isso ficou em segundo plano: em solidariedade ao embaixador da Rússia na Turquia, Andrei Karlov, assassinado na última segunda-feira em Ancara, os atletas das duas equipes posaram juntos para a foto – note o time anfitrião com uma camisa estampando uma fotografia do diplomata.

O atentado lembrou ao mundo que as relações entre os dois países, até bem pouco tempo, andaram estremecidas.

Foto icônica do assassino ao lado do embaixador russo (Burhan Ozbilici/AP)

Foto icônica do assassino ao lado do embaixador russo (Burhan Ozbilici/AP)

Em 24 de novembro do ano passado, durante uma ofensiva militar na Síria contra os terroristas do Estado Islâmico e contra os rebeldes descontes com o ditador Bashar al-Assad, um caça russo foi abatido pela Turquia perto da fronteira síria. O governo turco alegou que o ataque foi para defender seu espaço aéreo, que havia sido invadido, enquanto Moscou retrucou que o avião e o piloto não ofereciam risco aos agressores – o presidente Vladimir Putin até chegou a usar o termo "facada nas costas".

Curta o Saída de Rede no Facebook

O reflexo no vôlei da crise diplomática foi observado quase de imediato. Pela Liga dos Campeões, na semana seguinte à derrubada do avião, duas partidas entre equipes turcas e russas, marcadas para a Turquia, foram vencidas pelo time da casa por WO: por recomendação da Federação Russa de Vôlei, o Belogorie Belgorod não foi a Izmir enfrentar o Arkas Spor, e perdeu por 3 sets a 0 (25-0, 25-0, 25-0), o mesmo ocorrendo ao Dínamo Moscou contra o Ziraat Bankasi Ankara.

Depois disso, porém, a situação (ao menos, no âmbito do vôlei) voltou a uma certa normalidade. Não houve outras partidas definidas por WO – inclusive, duas semanas após, o Zenit Kazan enfrentou o Halkbank, na Turquia, pelo torneio continental – e a seleção russa feminina até disputou o Pré-Olímpico Europeu em Ancara, em janeiro deste ano. Houve ainda, no entanto, um senão.

Cruzeiro encerra ano perfeito com marca inédita na Superliga

Rexona sobra e atropela Praia Clube

O último reflexo no voleibol da tensão entre os dois países ocorreu em 29 de março, no jogo 1 da final da Copa CEV feminina, entre Galatasaray e Dínamo Krasnodar, em Istambul. Tendo de acompanhar o jogo da arquibancada, por estar contundida, a ponteira da seleção russa Tatiana Kosheleva, então no Krasnodar, usou as redes sociais para dizer que ela e suas companheiras haviam sido hostilizadas durante a partida. A jogadora relatou que torcedores locais chegaram a jogar lixo nas atletas do Dínamo e que o treinador adversário, Ataman Guneyligil, havia mostrado o dedo médio para ela e para a comissão técnica da equipe russa.

Istanbul BBSK: camisa com fotografia do embaixador russo no aquecimento (CEV)

Istanbul BBSK: camisa com fotografia do embaixador russo no aquecimento (CEV)

(Apesar de o Kremlin haver cogitado intervir no assunto, o incidente entre Galatasaray e Dínamo Krasnodar não ganhou contornos mais dramáticos, e a própria Kosheleva, atualmente, joga no vôlei turco, defendendo o Eczacibasi VitrA.)

No decorrer deste ano, os dois governos voltaram a se aproximar. Há poucos dias, até traçaram um plano conjunto para retirar os civis da linha de fogo dos combates em Aleppo, na Síria – cidade mencionada pelo assassino do embaixador durante o ataque, segundo relato das testemunhas. Nesse aspecto, além do gesto solidário, os jogadores do Istanbul BBSK e do Dínamo Moscou também protagonizaram, voluntária ou involuntariamente, um ato de repercussão diplomática.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede