Topo

Saída de Rede

Polêmico, astro italiano detona time argentino ao rescindir contrato

Carolina Canossa

10/12/2016 06h00

Com Vermiglio, UPCN teve resultados ruins (Foto: Divulgação/FIVB)

Com Vermiglio, UPCN teve resultados ruins (Foto: Divulgação/FIVB)

Aos 40 anos, Valerio Vermiglio ainda tem disposição para adicionar mais uma polêmica à sua vitoriosa carreira. Conhecido tanto pelo talento quanto pelo gênio difícil, o levantador italiano encerrou sua passagem pelo voleibol argentino após cumprir apenas dois meses e meio do contrato com a UPCN. Honrando seu estilo, aproveitou para jogar gasolina no fogo antes de definir os novos rumos que seguirá.

Em um post no Facebook,  Vermiglio fez duras críticas ao time sul-americano. "É adeus, caros senhores, pois não foram capazes de ser pessoas normais, educados, otimistas e também ambiciosos! Se perderam em seus egos, na inveja e na soberba", criticou o jogador, que ironizou a própria personalidade ao tentar se eximir de qualquer culpa. "Estou orgulhoso de dizer que, pela primeira vez na vida, fui capaz de me comportar corretamente do princípio ao fim, sem tropeçar e/ou ceder a provocações".

Após calote, campeão olímpico recebe de clube russo

Natália vive começou instável no voleibol turco

O italiano ainda disse estar seguindo o conselho que lhe foi dado em uma oportunidade: "Retroceder não significa perder". Por outro lado, ele não escondeu a decepção com a má sucedida experiência: "Nada na vida acontece por acaso. Você se encontra na metade do caminho, pelo mundo para experimentar (aquelas que poderiam ser a última) coisas belas, estimulante e emocionantes, além de coração "limpo" e no lugar… Como sempre, a vida te coloca em frente à "dura realidade"".

A UPCN, por sua vez, preferiu não se pronunciar sobre o ocorrido. Coincidência ou não, o time subiu de rendimento após a saída do levantador: depois de cinco derrotas seguidas (duas na Copa Argentina e três no Campeonato Argentino), a equipe agora acumula seis resultados positivos na sequência, incluindo uma vitória sobre o arquirrival, o Personal Bolivar. Vale lembrar que a UPCN foi o campeão nacional nas últimas seis temporadas.

Confusão = Vermiglio

Os problemas na Argentina estão longe de terem sido os primeiros na trajetória de Vermiglio, ex-capitão da seleção de seu país e medalhista de de prata em Atenas 2004. No fim de 2015, quando defendia um time do Irã, ele precisou depor à polícia depois de trocar socos e pontapés com Mehdi Mahdavi durante uma partida (veja a partir de 1min00s no vídeo abaixo).

Tendo a provocação como uma de suas principais características em quadra, Vermiglio também se envolveu em uma polêmica com a seleção brasileira no Mundial de 2010, quando foi acusado de xingar os rivais e encenar quedas. "Nem os italianos gostam dele, imagina a gente", disparou Rodrigão, à época.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

No Mundial de clubes 2016, disputado em outubro em Betim e ao qual o Saída de Rede esteve presente, Vermiglio não foi capaz de evitar a decepcionante eliminação da UPCN ainda na primeira fase. Na ocasião, ele não esteve envolvido em nenhum tipo de problema, mas claramente se integrava pouco com os companheiros de equipe.

Vermiglio teve problemas com a seleção brasileira em 2010

Vermiglio teve problemas com a seleção brasileira em 2010

Nova casa

Querido ou não, Vermiglio já tem uma casa nova: o Lupi Santa Croce, da segunda divisão italiana. Lá, ele atuará ao lado Ángel Dennis, que se radicou na Itália após deixar sua terra-natal em 2001.

Este deve ser o último clube da carreira do levantador, que chegou a declarar que havia relutado antes de assinar com a UPCN por estar cansado e querer dedicar mais tempo à família.

Para o posto vago de levantador, a UPCN também recorreu a um jogador que estava na A2 Italiana, Martín Kindgard. O time tentou a contratação de Demian González, ex-Vôlei Brasil Kirin, mas o atleta preferiu fechar com o Bolivar depois de uma rápida passagem pelo voleibol turco.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede