Topo

Saída de Rede

Estreia de brasileiros na Liga dos Campeões tem atraso e derrota de virada

João Batista Junior

07/12/2016 06h00

Thiago Sens, do Paris, em ação contra o Friedrichshafen (fotos: CEV)

Thiago Sens, do Paris, em ação contra o Friedrichshafen (fotos: CEV)

A fase de grupos da Liga dos Campeões masculina da Europa começou na terça-feira com cinco jogos, um deles com dois jogadores brasileiros em ação. O oposto Franco Paese e o ponteiro Thiago Sens atuaram na derrota em casa do Paris Volley para o Friedrichshafen, da Alemanha, por 3 sets a 2 (22-25, 24-26, 25-18, 25-18, 15-13). A partida foi válida pelo grupo C, que ainda terá, nesta quarta-feira, um confronto entre o Arkas Spor, da Turquia – onde jogam os pontas brasileiros Maurício Borges e João Paulo Bravo –, e o Zenit Kazan, da Rússia, atual bicampeão continental.

O jogo em Paris começou atrasado por conta de um problema na mesa de arbitragem: o sistema eletrônico de pontuação pifou e foi preciso recorrer à caneta e ao papel. O imbróglio retardou o apito inicial em 19 minutos e, até a meia-noite desta quarta-feira, pelo horário de Brasília, esta era a única das cinco partidas da terça ainda sem ter as estatísticas publicadas no site da Confederação Europeia de Vôlei (CEV).

(Curiosidade: em dois jogos este ano do Fluminense, pela Superliga feminina, a mesa de arbitragem no ginásio da Hebraica se confundiu na contagem dos pontos – o blog falou sobre isso no "sobe e desce" do último dia 29.)

Curta o Saída de Rede no Facebook

O JOGO
Quando a bola subiu, ficou claro que a ausência de um grande definidor de jogadas em ambos os times os torna muito dependentes da qualidade no passe. Quando conseguiu trabalhar com uma boa recepção, o levantador português do Paris Volley, Nuno Pinheiro, foi bem na distribuição de bola e o time da casa abriu 2 sets a 0.

Contudo, quando a linha de passe do Friedrichshafen melhorou, foi a vez de o levantador Simon Tischer poder jogar com mais opções para vencer o sistema defensivo rival, variando, inclusive, com bolas de meio fundo – jogada que o time francês utilizou com menos frequência.

O oposto Franco, que atuou na Voleisul/Paquetá na última Superliga, teve boa atuação no início do jogo, mas passou a sentir dificuldade na virada de bola, quando o passe parisiense quebrou. Já o ponteiro Thiago Sens, que defendeu a Copel Telecom Maringá na Superliga passada e jogou na reta final da superliga italiana pelo Modena, se destacou no saque, chegando a tirar de quadra o ponta belga Tomas Rousseaux graças a dois aces.

Natália vive começo instável na Turquia

OUTRAS PARTIDAS
Em que pese a tradição do país no voleibol, as equipes da Itália que entraram em quadra na terça não tiveram vida fácil.

Modena: vitória só no tie break

Modena: vitória só no tie break

Pelo grupo D, o Azimut Modena recebeu o ACH Ljubljana e precisou de cinco sets para vencer a partida. O 3 a 2 dos campeões italianos teve parciais de 25-22, 21-25, 25-19, 23-25, 15-11. O ponteiro Nemanja Petric, do Modena, obteve 22 acertos e foi o principal anotador da partida. O também ponteiro Earvin N'gapeth, que começou a partida no banco, entrou como titular a partir do terceiro set e terminou a partida com 13 pontos.

Mas, se o Modena passou apertado, pior fez o líder da atua temporada da Superliga Italiana. O Cucine Lube Civitanova jogou na Alemanha e perdeu para o Berlin Recycling Volleys por 3 a 1 (21-25, 25-16, 25-18, 26-24). Na temporada passada, a equipe berlinense se sagrou campeã da CEV Cup, segunda maior competição de clubes da Europa.

O resultado mais surpreendente do dia foi a vitória do Craiova, da Romênia, sobre o PGE Skra Belchatów, da Polônia, por 3 a 1 (30-28, 25-23, 19-25, 25-22), equipe que tem o levantador argentino Uriarte e estrelas do vôlei polonês, como os opostos Bartosz Kurek e Mariusz Wlazly e o central Karol Klos.

Roodada 7 da Superliga tem jovens opostos em alta e Taubaté em baixa

Na sequência da rodada, nesta quarta-feira, além da partida de Maurício Borges e João Paulo Bravo pelo Arkas, outro brasileiro em ação será o ponteiro Lipe: seu time, o Halkbank, recebe em Ankara a visita do Sir Sicoma Colussi Perugia, que tem na saída de rede o craque Ivan Zaytsev. Na última vez em que Lipe e Zaytsev se encontraram em quadra, um bloqueio do brasileiro sobre o italiano decidiu o destino da medalha de ouro na Rio 2016.

A Liga dos Campeões feminina da Europa só começa na próxima semana.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede