Topo

Saída de Rede

Joycinha brilha em confronto direto, mas quem leva a vitória é Natália

Carolina Canossa

22/11/2016 06h00

Sem ritmo, Natália entrou no fim do jogo e fez apenas dois pontos (Foto: Reprodução/Facebook)

Sem ritmo, Natália entrou no fim do jogo e fez apenas dois pontos (Foto: Reprodução/Facebook Fenerbahce)

A rodada do fim de semana do Campeonato Turco feminino foi especialmente interessante para os fãs brasileiros de vôlei. De um lado, Joycinha, destaque do Bursa na última e na atual temporada. Do outro, Natália, recém-chegada ao badalado Fenerbahce. No fim, a ponteira acabou se dando melhor, por 3 sets a 1 (25-23, 25-19, 23-25 e 25-23), mas a oposta tem muitos motivos a comemorar após outra boa atuação individual.

Com 14 pontos de ataque, quatro de bloqueios e um ace, Joycinha foi a atleta que mais pontuou para o Bursa no confronto – com o jogo bastante centrado em si, ela conseguiu uma efetividade de 39% do ataque. Natália, por sua vez, esteve apagada: sem ritmo após ficar no banco durante todo o primeiro e o segundo set, ela jogou em apenas alguns lances das duas últimas parciais e somou dois pontos às estatísticas, alcançando a baixa efetividade de 13% na virada de bola.

"Ensinou 90% do que sei", diz Thaísa sobre Bernardinho

Adenízia comemora bom começo na Itália: "Me sinto em casa"

O resultado negativo representou o primeiro revés do Bursa, agora quarto colocado no Campeonato Turco. O Fenerbahce, por sua vez, subiu para o segundo lugar. Ambas as equipes, porém, ainda podem ser ultrapassadas pelo Eczacibasi, de Thaísa, que completa a rodada somente nesta terça (22) porque teve compromissos pela Liga dos Campeões.

Thaísa marcou nove pontos na Champions League (Foto: CEV)

Thaísa marcou nove pontos na Champions League (Foto: CEV)

No torneio continental, aliás, as campeãs mundiais tomaram um pequeno susto, mas garantiram uma vaga na fase de grupos ao passarem pelo Minchanka Minsk, da Bielorrússia, por 25-14, 28-26 e 25-19 – na partida de ida, a equipe turca já havia feito 3 a 1. A central brasileira conseguiu nove pontos, sendo seis no ataque, dois no bloqueio e um de saque.

CAMPEONATO TURCO MASCULINO

Responsável pelo último ponto da conquista da medalha de ouro na Rio 2016, Lipe não vem tendo tantas alegrias em seu clube, o Halkbank. Neste fim de semana, por exemplo, o time dele chegou à terceira derrota em sete jogos pela competição ao cair diante do Istanbul BBSK por 3 a 2, parciais de 27-25, 21-25, 25-23, 22-25 e 15-9. Titular, o ponteiro brasileiro marcou 12 pontos.

Mundial 2006: há dez anos, Brasil se frustrava contra a Rússia

Outros dois compatriotas de Lipe na Liga Turca, Maurício Borges e João Paulo Bravo também tiveram uma folga na liga nacional para se dedicar à Champions League. E eles não decepcionaram a camisa do Arkas Spor, ajudando o time a se classificar para a fase de grupos com um 3 a 0 sobre o Crvena Zvezda Beograd, da Sérvia, parciais de 25-21, 25-22 e 25-21. Enquanto Borges marcou dez pontos, Bravo se revezou na posição de líbero com o turco Ahmet Karatas.

João Paulo Bravo e Maurício Borges (nas pontas) foram importantes para a recepção do Arkas (Foto: CEV)

João Paulo Bravo e Maurício Borges (nas pontas) foram importantes para a recepção do Arkas (Foto: CEV)

ITÁLIA

Em um dos países mais tradicionais do voleibol, o Savino del Bene, de Adenízia, deu prosseguimento à boa fase ao marcar 25-23, 25-9 e 25-16 sobre o Club Italia, fora de casa. Com nove pontos no jogo, a central brasileira valorizou o quinto triunfo em seis duelos. "Eu gostei muito da partida, todas jogaram muito bem, fora o começo do primeiro set. Depois focamos mais e fizemos um jogo muito bom. O caminho é longo, mas estamos indo certo", destacou a atleta.

Confira o sobe e desce da rodada 4 da Superliga

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Com 14 pontos, o Savino divide a liderança da competição com o Unet Yamamay Futura Volley Busto Arsizio e o Pomì Volleyball Casalmaggiore, que também venceram cinco de seis confrontos. Por critério, o Unet Yamamay aparece na frente do Scandicci na classificação.

No masculino, os dois times que contam com brasileiros em seus elencos não conseguiram repetir as vitórias da semana passada: enquanto o Exprivia Molfetta (do ponta João Rafael e do levantador Thiaguinho) caiu diante do  Gi Group Monza por 3 a 1, o Tonno Callipo Calabria Vibo Valentia (dos ponteiros Kadu e Thiago Alves e do central Deivid) perdeu no tie-break para o Biosi Indexa Sora. Os times são, respectivamente, 11º e nono colocado na classificação.

SUÍÇA

Por fim, o Volero Zurich da levantadora Fabíola e da ponteira Mari Paraíba seguiu a rotina de vitórias na Liga Suíça ao fazer 25-20, 25-22 e 25-12 sobre o VBC Cheseaux. Invicta, a equipe ocupa a primeira colocação da tabela.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede