Topo

Saída de Rede

Adenízia comemora bom início no voleibol italiano: "Me sinto em casa"

Carolina Canossa

18/11/2016 06h00

Ainda em adaptação, Adenízia tem pontuado bastante na Itália (Foto: Rubin/ LVF)

Ainda em adaptação, Adenízia tem pontuado bastante na Itália (Fotos: Rubin/ LVF)

Toda uma carreira vivida em um só clube, o Vôlei Nestlé, poderia significar dificuldades de adaptação quando Adenízia decidisse defender outro clube. Em maio, a central da seleção brasileira resolveu encarar o desafio: após 15 anos no time de Osasco, ela aceitou o convite do Savino del Bene Scandicci para jogar sua primeira temporada fora do Brasil.

O início na Europa tem se mostrado promissor. Apesar de ser um time novo, criado apenas em 2012, o Savino del Bene conseguiu quatro vitórias nos primeiros cinco jogos que disputou e atualmente ocupa a terceira posição no Campeonato Italiano. Adenízia, por sua vez, vem se destacando individualmente e é a segunda meio de rede que mais pontuou em toda a competição, com 67 pontos, dois atrás da holandesa Robin De Kruijf.

Fim de semana dos brasileiros na Europa tem vitória sobre campeão italiano

Antigos rivais, Vôlei Nestlé e Sesi agora têm abismo entre si

Em entrevista exclusiva ao Saída de Rede, a jogadora comentou a boa fase. "Meu técnico (Mauro Chiappafreddo) e minha levantadora (Giulia Rondon) têm me passado muita confiança e isso é extremamente importante para o início que fiz. Estou extremamente à vontade dentro de quadra, pois vejo que eles não me cobram para ser a maior pontuadora, querem me ver feliz", afirmou a atleta. "Isso é fundamental para minha adaptação em um campeonato diferente, então me sinto em casa", complementou.

Brasileira disse estar adorando primeira experiência no exterior

Brasileira disse estar adorando primeira experiência no exterior

Apesar do pouco tempo no país, Adenízia conta que já sentiu a variação entre o estilo de jogo praticado na Itália e o jogado no Brasil. "O que mais tenho notado e sentido dificuldade é a velocidade da bola. Aqui, as jogadoras costumam ser de bolas altas e isso tem dificultado um pouco. Estou me adaptando. É o que o meu técnico fala: eu tenho uma característica totalmente diferente das jogadoras italianas", destacou.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Fora de quadra, Adenízia também tem vivido um processo de adaptação. Mesmo estudando italiano, ela sente dificuldades com o novo idioma, mas tem a certeza que tomou a decisão certa na carreira. "Cada dia é uma experiência nova, um conhecimento diferente. Estou me apaixonando cada vez por esse país. As pessoas daqui são maravilhosas e tem me acolhido muito bem. Não tenho do que reclamar", garantiu.

O próximo jogo de Adenízia pelo Campeonato Italiano será neste sábado (19), às 14h30 (horário de Brasília), pelo Club Italia fora de casa.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede