Topo

Saída de Rede

Concorrendo com futebol na TV, Canoas e Taubaté fazem jogo de cinco sets

João Batista Junior

11/11/2016 06h00

Canoas começou bem, mas não segurou reação de Taubaté (foto: Fernando Potrick/Gama)

Canoas começou bem, mas não segurou reação de Taubaté (foto: Fernando Potrick/Gama)

O primeiro tie break da Superliga (masculina ou feminina) desta temporada apareceu apenas na terceira rodada da competição. Na noite da quinta-feira, o Lebes/Gedore/Canoas perdeu em casa para a Funvic/Taubaté por 3 sets a 2, com parciais de 22-25, 25-23, 22-25, 25-17, 15-10. O duelo do bravo pentacampeão gaúcho contra o favorito tricampeão paulista teve transmissão ao vivo pela RedeTV!

Jogo bom, TV aberta e horário nobre são ingredientes capazes de colocar o vôlei em evidência. Mas aí veio o pecado: concorrer com um Brasil vs. Argentina.

Curta a página do Saída de Rede no Facebook

Vôlei na RedeTV! concorreu com baile brasileiro sobre Argentina (foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Vôlei na RedeTV! concorreu com baile brasileiro sobre Argentina (foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Se o "Superclássico", por si só, já era atrativo o suficiente, imagine um jogo que vale três pontos, no qual a seleção de Tite, em franca recuperação do bom futebol, poderia afundar ainda mais o time de Messi (como, de fato, afundou)?

É claro que a CBV, quando monta a tabela da Superliga, não vai se incomodar com o calendário das Eliminatórias da Copa do Mundo de Futebol. Contudo, percebido o choque de horários, não teria sido melhor mudar a data da partida? Não era um confronto qualquer, mas um jogo de vôlei transmitido ao vivo para todo o país.

Pode ser que a confederação ou a RedeTV! ou mesmo algum dos clubes tivesse motivos para não querer mudar a programação da partida – se é que alguém chegou a cogitar essa possibilidade. Mas é preciso ressaltar que o jogo entre Rio do Sul e Terracap/BRB/Brasília, no feminino, marcado para essa mesma quinta-feira, foi antecipado em um dia para poder entrar na grade de programação do SporTV.

Este Canoas vs. Taubaté foi mais uma oportunidade de exposição que o voleibol desperdiçou. (A propósito, o blog comentou, na quinta-feira, outra ocasião em que isso também ocorreu – clique aqui.)

Wallace enfrenta bloqueio de Canoas (foto: Rafinha Oliveira/Funvic Taubaté)

Wallace enfrenta bloqueio de Canoas (foto: Rafinha Oliveira/Funvic Taubaté)

O jogo
Além de mais uma atuação destacada do ponteiro Gabriel, que marcou 22 pontos, Canoas empreendeu uma boa estratégia no serviço para chegar à liderança do jogo. Com um saque flutuante que perturbou a linha de passe adversária, a equipe gaúcha fez 2 a 1 no placar e até poderia ter feito 3 a 0. Isso porque, no segundo set, quando o levantador Evandro optou por forçar o jogo com o central Iálisson, o sistema defensivo de Taubaté se estruturou e o time paulista venceu uma parcial bastante apertada.

Sem Lucarelli, poupado, os visitantes encontravam desafogo no ataque com o oposto Wallace, que marcou 26 pontos e foi eleito o melhor jogador da partida, e às vezes com o ponta Lucas Lóh, que obteve 15 anotações nas cortadas. Quando o passe permitia, o levantador Raphael usava a bola de primeiro tempo, especialmente quando o central cubano Isbel Mesa estava na rede. Com a corda no pescoço, o time reagiu forçando o saque nos dois últimos sets, e a virada veio até com certa facilidade – vide a folga no marcador das últimas parciais.

Corrida pelo cargo de técnico da Polônia tem ares de reality show

Pensando com otimismo nas pretensões das duas equipes na Superliga, o resultado satisfez ambos os lados: a Funvic/Taubaté, que mira desbancar o Sada Cruzeiro na luta pelo título, chegou à terceira vitória no campeonato e se manteve entre os líderes, enquanto o Lebes/Gedore/Canoas, que deve brigar por uma vaga nos playoffs, saiu do zero na pontuação, embora continue sem vencer.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede