Topo

Saída de Rede

Por amor ao vôlei, Érika Coimbra aceita desafio em projeto de Zé Roberto

Carolina Canossa

17/10/2016 12h31

Érika foi uma das jogadoras mais importantes do Brasil no fim dos anos 90 (Foto: Divulgação/FIVB)

Érika foi uma das jogadoras mais importantes do Brasil no fim dos anos 90 (Foto: Divulgação/FIVB)

Ainda buscando patrocínio para se estabelecer no vôlei, o projeto de José Roberto Guimarães em Barueri ganhou um reforço importante: Érika Coimbra, medalhista olímpica com a seleção brasileira em Sidney 2000. Aos 36 anos, a experiente jogadora fará parte do elenco que no começo de novembro disputará a Taça de Prata, classificatória para a Superliga B.

Assim como as demais jogadoras que estão treinando com o técnico da seleção no momento, Érika não vai ganhar nem um centavo neste primeiro momento. "É única e exclusivamente por amor ao vôlei", comentou a atleta, em entrevista exclusiva ao Saída de Rede. "Também vou dar uma força para o Zé Roberto. Será maravilhoso trabalhar mais uma vez com ele e essa comissão técnica. Vou com o coração e com a alma retribuir um pouco de tudo o que o voleibol me deu", destacou.

Jaque nega acerto com o Minas e diz que não há prazo para definir novo time

Americana mostra que é possível jogar vôlei sem uma das mãos

Dizendo ainda ter gás para jogar pelo menos mais duas temporadas, Érika teve duas propostas do exterior, uma da França e outra do CSM Bucareste (Romênia), mas recusou porque não pretende mais sair do Brasil. "Eu pensei muito, mas jogar fora é complicado: você tem que atacar 150 bolas por jogo e não tenho mais idade pra isso. Quero jogar para agregar, pra ajudar na organização, na liderança e na coletividade. No momento, sou uma jogadora para contribuir e não para resolver", justificou.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

A ideia é aproveitar o convite do projeto em Barueri para permanecer por lá, caso o time consiga patrocínio, ou arrumar um espaço em alguma das 12 equipes que, a partir do dia 27, estarão em ação na Superliga feminina. "Afinal, o vôlei me deu muitas coisas bacanas, mas não me deixou rica", brincou.

Sem jogar há sete meses, desde que defendeu o Concilig Vôlei Bauru na última Superliga, Érika manteve a forma física por conta própria em Lagoa Santa, cidade da Grande Belo Horizonte onde reside. É lá que ela pretende dar os primeiros passos para estabelecer um projeto social, mas não sem antes ter nas quadras uma despedida à altura de sua carreira. "Ainda tenho muita vontade e energia. Espero que apareça uma equipe no Brasil, pois não pretendo parar agora assim, dessa forma", comentou.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede