Topo

Saída de Rede

Depois de "vaquinha virtual", Modena começa temporada com mais um título

João Batista Junior

29/09/2016 06h00

Modena conquistou a terceira Supercopa da Itália de sua história (fotos: Lega Pallavolo)

Modena conquistou a terceira Supercopa da Itália de sua história (fotos: Lega Pallavolo)

Disputada desde 1996, a Supercopa da Itália é uma competição que inaugura a temporada de clubes no país. Ela reúne num jogo (ou num quadrangular, como foi no fim de semana passado) os melhores times do ano anterior. Dito assim, mais parece um torneio de exibição do que competitivo de fato, um certame em que clubes que mal tiveram tempo para treinar e jogadores que talvez nem tenham sido pessoalmente apresentados aos novos companheiros discutem um troféu. Pode ser verdade, mas é preciso dizer também que se trata de um evento muito bem promovido, com cobertura televisiva e ótima presença de público nas arquibancadas.

O fato é que, na Supercopa deste ano, independentemente da importância que tenha essa disputa, há uma boa história por trás do sorriso dos jogadores do Modena enquanto exibem para a foto a taça título conquistado no último domingo.

Curta a página do Saída de Rede no Facebook

Vencedor de todas as competições oficiais da temporada 2015/16 do voleibol masculino italiano (Supercopa, Copa Itália e Liga Italiana), o Modena Volley foi acometido por uma severa crise financeira. Nem mesmo a galeria de troféus evitou que o clube perdesse seu patrocinador master, não conseguisse manter os dois brasileiros titulares da equipe – nada menos que os campeões olímpicos Bruno e Lucão, que foram para o Sesi – e estivesse a ponto de fechar as portas.

A situação era tão dramática que a presidenta do clube, Catia Pedrini, criou um crowdfunding (uma espécie de "vaquinha virtual") com o intuito de conseguir um milhão de euros para manter o time em ação. A empreitada, por um lado, não deu certo, já que o valor obtido ficou aquém do esperado, mas, por outro, chamou a atenção do público e da mídia e acabou evitando o pior. Mais do que isso: a partir da repercussão da campanha na internet em prol do clube, a sorte do Modena melhorou radicalmente.

Filipe lamenta não ter recebido chance após corte de Murilo na Rio 2016

Discurso de Zé Roberto contraria necessidade de renovação

Primeiro, no fim de junho, cerca de um mês e meio depois de levantar o scudetto da Liga Italiana, o time – para alívio dos fãs – finalmente foi inscrito para participar da Série A do campeonato nacional de 2016/17. Em agosto, a cidade e o clube comemoraram a escolha de Modena para receber a Supercopa. E, no último dia 5, foi anunciada uma empresa do ramo de investimentos financeiros como patrocinadora principal do time para esta temporada.

Petric em ação contra o Perugia, na final da Supercopa

Petric em ação contra o Perugia, na final da Supercopa

Com a manutenção de alguns dos mais importantes jogadores da equipe, como os ponteiros Earvin N'gapeth (francês) e Nemanja Petric (sérvio), o oposto Luca Vettori, e a chegada dos centrais Max Holt (norte-americano) e Kevin Le Roux (francês), o Azimut Modena venceu, pela terceira vez na história, a Supercopa da Itália (havia sido campeão também em 1997 e 2015).

Nas semifinais, a equipe passou pelo Diatec Trentino (que vai disputar o Mundial de Clubes de Betim, em outubro) por 3 a 1 (25-19, 25-23, 21-25, 25-23). Na final, venceu o Sir Safety Conad Perugia, que contratou o oposto Ivan Zaytsev este ano, por 3 a 2 (25-22, 19-25, 25-22, 24-26, 17-15).

Para completar, com a saída do levantador Bruno, o atacante Petric, que perdeu boa parte da reta final da temporada passada por conta de uma lesão, ganhou status de capitão da equipe e estreou no novo cargo levantando dois troféus: o de campeão da Supercopa e o de melhor jogador do torneio.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede