Topo

Saída de Rede

Filipe lamenta não ter recebido chance após corte de Murilo na Rio 2016

Carolina Canossa

28/09/2016 06h00

Filipe legenda (Divulgação Sada Cruzeiro)

Aos 36, Filipe ainda sonha com seleção: "Condições físicas eu tenho" (Fotos: Divulgação Sada Cruzeiro)

O ouro veio, mas com muito sofrimento. A ausência de um jogador especialista em passe foi bastante sentida pela seleção brasileira masculina de vôlei durante a Olimpíada do Rio. Jogador mais cotado para a função, Murilo foi dispensado às vésperas da disputa devido a problemas físicos e não houve quem pudesse cumprir a função na qual ele é especialista.

Um nome, porém, poderia ter ajudado a suprir essa ausência: Filipe, do super campeão Sada Cruzeiro. Em entrevista ao Saída de Rede, o jogador afirma que teria condições de estar na disputa sim, mas lamenta nunca ter recebido um voto de confiança do técnico Bernardinho na seleção adulta.

O que esperar da renovação na seleção masculina?

O santo milagreiro do vôlei brasileiro reapareceu em casa

"Com todo respeito aos jogadores que estiveram lá, eu teria condições (de jogar a Olimpíada). Era uma oportunidade. O Murilo é um cara que faz bem essa função de passe e, depois do corte dele, o Brasil esteve carente nessa posição. O Bernardo sabe como eu jogo, mas nunca me deu uma chance e era difícil que me levasse para uma Olimpíada de cara", destacou o ponteiro. "Foi muito bom conseguir o título e todos estão de parabéns, mas apaga muitas coisas. Como falei para o William e o Evandro (atletas do Sada que estiveram nos Jogos), os jogadores se sobressaíram ali", emendou.

Ao falar sobre o futuro, o jogador sabe que é improvável finalmente começar a ser convocado aos 36 anos de idade, mas não perde a esperança.

"Condições físicas eu tenho. Brinco com meu preparador físico (Fabio Correia, que também trabalha com a seleção feminina) que meu vigor está melhor do que quando eu tinha 30, 31 anos. O Marcelo Mendez (técnico do Sada) diz que eu sempre quero aprender um pouco mais e isso me motiva a estar sempre me aperfeiçoando. Nunca tive a chance de representar o meu país, mas não posso dizer que o sonho acabou. Seria um orgulho muito grande", afirmou.

Filipe legenda 2

Ponteiro agora foca em acertar um time desfalcado pelo ranking da CBV

Mundial de clubes

Enquanto uma nova temporada de seleções não chega, o Filipe foca em mais um ano no Sada Cruzeiro, clube que defende há sete temporadas. O primeiro grande desafio já é neste mês de outubro, entre os dias 18 e 23, quando a cidade de Betim recebe o Mundial de clubes.

Confira a tabela do Mundial masculino de clubes

Entre convidados e excluídos, é preciso questionar o Mundial de Clubes

Atual campeão, o Sada vai tentar levantar o troféu diante da torcida outra vez, mas o ponteiro não vê favoritismo na equipe. "Não dá pra dizer isso, vamos ter que jogar o nosso máximo. Há o Zenit Kazan, os times argentinos, o Minas que vem muito forte… Nosso maior desafio é fazer bem nossa parte e se classificar em primeiro lugar no grupo para ter um bom cruzamento na semi", analisou.

Vale lembrar que, neste segundo semestre de 2016, o Sada vive um momento de forte adaptação, já que, ao contrário de anos anteriores, não pôde renovar com a equipe titular inteira – devido às determinações do ranking de jogadores da CBV (Confederação Brasileira de Vôlei), o oposto Wallace e o central Éder deixaram a equipe e foram substituídos respectivamente por Evandro e pelo cubano Simon.

"Infelizmente esse lance de pontuação no ranking nos prejudicou bastante com a saída do Wallace, um jogador que foi o diferencial nas Olimpíadas, levou o Brasil nas costas. Agora, é adaptar. Sabemos que o Evandro vai corresponder à altura e trouxe outras qualidades. O time tem que se conhecer de novo, pois vínhamos trabalhando juntos há seis anos, mas tem tudo para dar certo. Mantivemos o nível e dá pra continuar nosso caminho", garantiu.

Com cinco vitórias nos cinco jogos que já fez nesta temporada, o Sada Cruzeiro é também o líder do Campeonato Mineiro e já garantiu o direito de jogar a semifinal em casa. A equipe de Betim venceu todos os Estaduais desde 2010. Depois do Mundial, o desafio será a Superliga, torneio no qual o time mineiro venceu quatro das últimas cinco edições.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede