Topo

Saída de Rede

Brasil tenta sediar fase final da Liga Mundial novamente

Carolina Canossa

13/09/2016 16h58

brasil x italia final

Brasil x Itália é um dos duelos mais tradicionais do vôlei masculino (Foto: Divulgação/FIVB)

O sucesso de público visto durante a Olimpíada pode trazer grandes seleções de vôlei novamente ao Brasil. É que o país se mostrou interessado em sediar a fase final da Liga Mundial de 2017, programada para 28 de junho a 2 de julho.

A cidade que receberia tais duelos ainda não foi confirmada, mas evidentemente o Rio de Janeiro surge como forte candidato. Além da Olimpíada, os cariocas organizaram sem problemas a fase final da Liga 2015, que teve um Maracanãzinho com bom público mesmo sem a presença da seleção brasileira nas semifinais.  Este ano, a Arena Carioca 1, na Barra da Tijuca, também recebeu etapas da fase de grupos do Grand Prix e da própria Liga Mundial.

Por enquanto, o que está garantido é o reencontro entre Brasil e Itália após a decisão da medalha de ouro nos Jogos: início de junho de 2017, pela primeira semana da Liga Mundial.

A data da partida ainda não foi confirmada, mas de acordo com o calendário da competição vai acontecer entre os dias 2 e 4 de junho. Campeões olímpicos, desta vez os brasileiros irão jogar com torcida contra, já que o duelo será realizado na Itália (saiba mais aqui).

Para Bruninho, renovação não é problema na seleção

Além da final, Brasil e Itália também se encontraram na fase classificatória da Rio 2016, com vitória por 3 a 1 para os europeus. A participação das equipes na disputa, aliás, foi marcada por uma polêmica, já que na última rodada antes do mata-mata os italianos não fizeram o menor esforço para derrotar o Canadá, deixando Brasil e França em situação delicada na competição. Os brasileiros conseguiram se salvar e foram avançando até reencontrar a Azzurra na decisão, quando venceram por 3 sets a 0.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Brasil (nove títulos) e Itália (oito) são os maiores vencedores da Liga Mundial e já duelaram 34 vezes na história da competição, com pequena vantagem para os sul-americanos: 18 a 16. A grande dúvida é saber quem será o técnico brasileiro nesse próximo encontro, já que ainda não há uma definição se Bernardinho permanece ou não no comando da equipe.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede