Topo

Saída de Rede

Para Bruno Rezende, renovação não é problema na seleção

Sidrônio Henrique

10/09/2016 06h00

Bruno está satisfeito com o que o Brasil apresentou até agora em 2016 (Foto: Divulgação/FIVB)

Na seleção desde meados da década passada, Bruno é campeão olímpico e mundial (fotos: FIVB)

A renovação na seleção masculina não é motivo para preocupação, segundo o levantador Bruno Rezende. "Temos bons jogadores chegando, como o Douglas Souza. O Lucarelli, que jogou todo esse ciclo, é um cara muito novo ainda. Tem vários outros surgindo, a gente tem uma seleção sub23 muito forte, estamos muito bem servidos", disse o campeão olímpico e mundial ao Saída de Rede, numa rápida conversa logo após a despedida de Serginho, em Brasília, na segunda partida amistosa entre Brasil e Portugal.

Curta a página do Saída de Rede no Facebook
Queda de cabelo, choro e insônia: Dani Lins conta o outro lado da Olimpíada
Exclusivo: classificação do vôlei para Tóquio 2020 será alterada

O ponta Ricardo Lucarelli foi convocado para a seleção adulta pela primeira vez em 2012 e a partir do ano seguinte firmou-se na equipe. Após uma rápida passagem pelo time de Bernardinho em 2014, Douglas Souza foi da seleção B, comandada por Rubinho, em 2015 e este ano fez parte do grupo que conquistou o ouro no Rio de Janeiro. Para o próximo ciclo a seleção deverá também ter jogadores que participaram do período recém-encerrado e, ainda que não tenham ido à Olimpíada, se destacaram, como o central Isac e o líbero Tiago Brendle, entre outros.

A seleção sub23, que em junho passado, treinada por Maurício Motta Paes, venceu o Campeonato Sul-Americano com um 3-0 sobre a Argentina, contou com nomes como o ponta Gabriel Vaccari, do Sesi, que treinou com a seleção principal este ano, o central Nicolas Bernard, contratado pelo Funvic Taubaté, e o líbero Rogerinho, agora no Minas Tênis Clube e que conquistou diversos prêmios em torneios internacionais nas categorias de base.

Lucarelli e Douglas foram campeões olímpicos na Rio 2016

Ressalva
Bruno, no entanto, fez uma ressalva sobre renovação. "Temos que pensar é na base, lá embaixo mesmo", observou o atleta, dono de um ouro e duas pratas em Olimpíadas, além de um ouro e uma prata no Campeonato Mundial, entre outras conquistas.

Aos 30 anos, idade em que a maioria dos levantadores atinge a maturidade, servindo à seleção desde meados da década passada, Bruno a mantém em seus planos. "Se houver oportunidade e se eu estiver bem fisicamente, sem dúvida alguma", afirmou. O levantador já está integrado à equipe do Sesi, time que passou a defender após duas temporadas na Itália jogando pelo Modena. "Agora vêm os desafios com o Sesi. Minha meta é sempre ganhar o próximo torneio a ser disputado".

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede