Topo

Saída de Rede

Com dois brasileiros no páreo, veja a tabela do Mundial masculino de Clubes

João Batista Junior

01/09/2016 06h00

Sada, de Filipe, e Minas, de Flávio, representam o Brasil no Mundial masculino de Clubes (foto: Orlando Bento/MTC)

Sada, de Filipe, e Minas, de Flávio, estão no Mundial masculino de Clubes (foto: Orlando Bento/MTC)

Duas equipes representarão o Brasil no Campeonato Mundial masculino de Clubes deste ano. Bicampeão mundial e atual detentor do título, o Sada Cruzeiro terá pela frente, além de quatro times estrangeiros, a concorrência do Minas Tênis Clube. O torneio será disputado entre os dias 19 e 23 de outubro, no Ginásio Divino Braga, em Betim. Os participantes estão divididas em duas chaves: os dois primeiros colocados de cada grupo avançam às semifinais.

Os três mundiais anteriores também foram disputados em Minas Gerais. O cenário da disputa deste ano traz boas recordações aos cruzeirenses, pois foi nesse mesmo ginásio que o Sada foi campeão em 2013 e 2015 – no Mundial de 2014, no Mineirinho, o troféu ficou com o Belogorie Belgorod, da Rússia.

Curta a página do Saída de Rede no Facebook

Mundial feminino: Rexona terá "pedreira" logo de cara

Esta será a 12ª edição do torneio masculino. Depois das quatro primeiras, entre 1989 e 1992, houve um longo hiato até que a competição voltasse ao calendário da FIVB, em 2009. De lá para cá, esta é a primeira vez que o voleibol brasileiro terá dois representantes.

Em relação ao time bicampeão mundial, o Sada Cruzeiro não tem mais o oposto Wallace nem o central Éder, que foram para a Funvic Taubaté. Por outro lado, chegaram Evandro, reserva do próprio Wallace no time campeão olímpico, e o cubano Simón – um dos melhores jogadores de meio de rede do mundo. No mais, a equipe manteve a base vencedora, com o levantador William, o líbero Serginho, o central Isac e os pontas Filipe e Leal.

O time cruzeirense está no grupo A, junto com o representante a ser escolhido da Norceca (América do Norte, Central e Caribe) e o Zenit Kazan, da Rússia, atual bicampeão europeu. Cruzeiro e Zenit reeditam, logo na primeira rodada, a decisão do último mundial.

Ex-profissionais, Amauri e irmão de Zé Roberto: conheça o vôlei paralímpico

Sétimo colocado na Superliga passada, o Minas Tênis Clube sofreu uma reformulação no elenco mais profunda do que o rival de Contagem. A equipe perdeu titulares como o levantador Everaldo, o líbero Lucianinho, o ponta Bruno Canuto e os cubanos Escobar (oposto) e Raidel (ponteiro) – os centrais Flávio e Petrus permaneceram. Foram contratados o armador Gelinski (ex-Copel Telecom Maringá), os ponteiros Samuel Fuchs, prata com a seleção em Pequim 2008, e Mão (que defenderam a Voleisul/Paquetá Esportes na temporada passada) e o oposto cubano Yordan Bisset.

A equipe da capital mineira está num grupo teoricamente mais fácil, junto com o campeão africano Tala'ea El-Geish, do Egito, e o Taichung Bank, da China Taipei, representante da Ásia.

Veja a composição dos grupos e a tabela do Campeonato Mundial masculino de Clubes de Betim 2016:

Grupo A
Sada Cruzeiro
Zenit Kazan (Rússia)
Representante da Norceca

Grupo B
Taichung Bank (China Taipei)
Tala'ea El Gaish SC (Egito)
Minas Tênis Clube

Primeira rodada – 19/10 (quarta-feira)
17h – Taichung Bank x Tala'ea El-Geish –
grupo B
20h – Sada Cruzeiro x Zenit-Kazan –
grupo A

Segunda rodada – 20/10 (quinta-feira)
17h – Minas Tênis Clube x Taichung Bank –
grupo B
20h – Zenit-Kazan x Representante da Norceca –
grupo A

Terceira rodada – 21/10 (sexta-feira)
17h – Sada Cruzeiro x Representante da Norceca –
grupo A
20h – Minas Tênis Clube x Tala'ea El Geish –
grupo B

Semifinais – 22/10 (sábado)
18h – 1º do Grupo A x 2º do Grupo B
20h30 – 1º do Grupo B x 2º do Grupo A

Finais – 23/10 (domingo)
14h – Disputa de 3º lugar
16h
15 – Decisão

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede