Topo

Saída de Rede

Sobe e desce das quartas de final: quem cai e quem segue firme na Rio 2016

Sidrônio Henrique

18/08/2016 15h00

A torcida tem lotado o Maracanãzinho e realizado uma grande festa na Olimpíada (fotos: FIVB)

Encerradas as quartas de final do voleibol da Olimpíada, confira o sobe e desce da terça-feira (16) e quarta-feira (17).

SOBE

Equipes do grupo B no feminino
Os quatro semifinalistas do voleibol feminino na Rio 2016 vieram da chave B: Estados Unidos, Holanda, Sérvia e China. Do outro lado, Japão e Coreia do Sul eram consideradas cartas fora do baralho, mas a Rússia quase não ofereceu resistência ao time sérvio nas quartas de final, e o Brasil caiu em cinco sets diante da China.

Torcida
O Brasil caiu no feminino e avançou no masculino, mas independentemente do resultado a torcida fez sua parte no Maracanãzinho. Quem assiste pela TV tem uma ideia do caldeirão que tem se transformado o ginásio sessentão. Quem está lá não tem como resistir ao turbilhão. É inegável a contribuição da torcida brasileira.

USA celebrate

Jogadores americanos celebram classificação para a semifinal

Seleção masculina dos EUA
Após as duas primeiras rodadas, o time dirigido por John Speraw parecia caminhar para a eliminação. Viraram o jogo. Ganharam três seguidas ainda na primeira fase e nesta quarta-feira despacharam a Polônia, campeã mundial, em sets diretos, nas quartas de final. Vão encarar os italianos na semifinal cheios de moral.

DESCE

Seleção feminina do Brasil
É bom que se diga: o blog reconhece o valor de cada uma das atletas, incluindo aquelas que foram cortadas antes da Olimpíada. Não há como esquecer as conquistas, mas ser eliminado em casa é uma tremenda decepção. Ainda mais quando se sabia que o time poderia render mais do que apresentou no confronto das quartas de final, apesar dos méritos da seleção chinesa.

Seleção feminina da Rússia
A Rússia chegou ao Rio sem demonstrar muita confiança, perder para a forte equipe sérvia nas quartas de final não é uma surpresa, mas não daquela forma. No primeiro set, as russas foram impiedosamente surradas por 25-9. Melhoraram nos dois seguintes, mas caíram em três sets mesmo. Uma saída melancólica do time da oposta Nataliya Goncharova e da ponta Tatiana Kosheleva.

O levantador polonês Grzegorz Lomacz desabou após a eliminação

Seleção masculina da Polônia
Os atuais campeões mundiais foram eliminados pela quarta vez consecutiva nas quartas de final dos Jogos Olímpicos. Desde a conquista do Mundial 2014 em casa, não ganharam mais nada, sequer chegaram a uma decisão. No Rio de Janeiro, foram irregulares na primeira fase, sem convencer. No confronto das quartas, os EUA foram claramente superiores, vencendo em sets diretos. O segundo set foi uma clara demonstração da limitação e do desequilíbrio da Polônia: ganhavam por seis pontos, mas acabaram perdendo aquela parcial por 25-22.

————-

Receba notícias de vôlei pelo WhatsApp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 11 94546-6166 (não esqueça do "+55″); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: giba04

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede