Topo

Saída de Rede

Estreia tranquila do Brasil no Rio tem seriedade e banco como destaques

Carolina Canossa

06/08/2016 16h47

Jogadora da seleção feminina só se desconcentraram no segundo set (Fotos: Divulgação/FIVB)

Jogadoras da seleção feminina só se desconcentraram no segundo set (Fotos: Divulgação/FIVB)

Foi como todo mundo esperava: vitória fácil em menos de uma hora e meia de jogo. Com extrema tranquilidade, a seleção brasileira feminina de vôlei espantou qualquer possibilidade de zebra contra Camarões ao fazer 3 sets a 0, parciais de 25-14, 25-21 e 25-13, em sua primeira partida na Olimpíada do Rio de Janeiro.

Em confrontos contra equipes de nível técnico tão díspares, é até complicado fazer qualquer análise técnica visando toda a competição. Dessa forma, o que mais me agradou foi a seriedade com que as brasileiras encararam uma partida considerada fácil. O tempo inteiro as donas da casa tentaram mostrar o que possuem de melhor, ainda que isso não fosse necessário. Maior pontuadora do Brasil no duelo, com 12 pontos, Fernanda Garay foi a grande representante deste espírito.

Fraco tecnicamente, Camarões deve ser aplaudido pelo espírito olímpico 

Falando de destaques individuais, gostei bastante das jogadoras que vieram do banco para atuar na terceira parcial. Jaqueline, por exemplo, deixou claro que quer uma vaga no time titular ao conseguir três bloqueios. Já Fabíola e Gabi mostraram bom entrosamento, apesar de a bola da levantadora ainda precisar de maiores ajustes para outras jogadoras, reflexo do tempo que ela ficou parada por conta da gravidez de sua segunda filha.

Juciely (número 2) substituiu Thaísa, que ainda se recupera de um problema na panturrilha (Foto: Divulgação/FIVB)

Juciely (número 2) substituiu Thaísa, que ainda se recupera de um problema na panturrilha

O lado ruim ficou da estreia por conta da queda do saque no segundo set. A falha foi emblemática para mostrar a importância do fundamento no voleibol moderno, já que permitiu que uma equipe com recepção ruim chegasse a encostar com um 18-19 no placar. Não passou de um susto, mas é algo que pode se transformar em um grande problema contra seleções mais fortes. A comissão técnica terá que prestar muita atenção a este aspecto.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Para a próxima partida, contra a Argentina na segunda (8), às 22h35, o Brasil novamente não deve ter problemas. Substituta da machucada Thaísa, Juciely deve seguir entre as titulares, já que fez bem sua parte e a nova central do Eczacibasi será poupada visando partidas contra os principais rivais na disputa pelo ouro. Sobre Camarões, ficou claro que ainda há muito caminho a ser percorrido, mas jogadoras como a oposta Nana e ponteira Moma Bassoko mostraram ao mundo um bom potencial de ataque. Merecem ganhar pelo menos um set nessa Olimpíada para ter o trabalho dos últimos meses recompensado. Pode parecer pouco, mas isso para elas será uma grande vitória.

————-

Receba notícias de vôlei pelo WhatsApp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 11 94546-6166 (não esqueça do "+55″); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: giba04

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede