Topo

Saída de Rede

Gustavo lamenta ausência de Muserskiy e aprova fim das paradas no Rio

Carolina Canossa

29/07/2016 06h00

Muserskiy não vem ao Rio devido a problemas nos joelhos (Fotos: FIVB)

Muserskiy não vem ao Rio devido a problemas nos joelhos (Fotos: FIVB)

Uma medalha de ouro olímpica, uma prata, dois títulos mundiais e seis Ligas Mundiais no currículo. Considerado um dos melhores centrais da história do vôlei, Gustavo Endres sem dúvida sabe reconhecer alguém que é fera na posição. E, justamente por isso, lamenta a ausência do gigante russo Dmitriy Muserskiy da Olimpíada do Rio devido a problemas nos joelhos.

"Acho que a Rússia perde bastante por ele não conseguir vir pra Rio 2016. Como vimos em Londres, ele é uma referência na equipe", comentou o ex-jogador, lembrando o fato de Muserskiy ter marcado 31 pontos contra o Brasil na última final olímpica. "Digamos que foi um reforço para as outras equipes o fato de ele não disputar as Olimpíadas", completou.

Apesar da ausência, Gustavo destaca a qualidade dos demais meios de rede que estarão por aqui nos próximos dias. "A briga dos centrais será em altíssimo nível. Vamos ver muitas pancadas pelo meio, bloqueios espetaculares, saques… a Olimpíada está muito bem servida nesse quesito", analisou.

A pedido do Saída de Rede, o hoje dirigente da equipe do Vôlei Canoas falou sobre os dois titulares da seleção brasileira na Liga Mundial, Maurício Souza e Lucão. Eleito um dos melhores centrais da competição, o jogador do Brasil Kirin recebeu muitos elogios.

Curta o Saída de Rede no Facebook

"Ele é um cara que merece estar onde está. Fez uma excelente Superliga no ano passado, como já vinha fazendo há algum tempo. Tem a característica do bloqueio, se vira muito bem no ataque e possui um saque muito regular. Mereceu em quadra esse título individual", afirmou. De quebra, Maurício Souza ainda ganhou um conselho. "Pra Olimpíada, que ele mantenha esse foco que teve durante a Liga Mundial, pois Olimpíada é diferente, especial e há a imprensa toda que vai estar em cima. Também (tem que ter cuidado para) não perder o foco devido aos familiares que vão estar mais próximos por a Olimpíada ser no nosso país. É ter cuidado na Vila Olímpica, manter a cabeça boa e a dedicação que vem tendo", comentou.

Gustavo aprovou o fim das paradas técnicas na Olimpíada

Gustavo aprovou o fim das paradas técnicas na Olimpíada

Já Lucão, que tenta recuperar a boa fase de outros momentos do ciclo olímpico, tem toda a confiança de Gustavo. "Vi uma melhora do que o Lucão vinha jogando na temporada passada, onde ele até não estava conseguindo sacar como em anos anteriores. Acho que isso ele conseguiu resgatar. No ataque, continuou a ser o que é, sempre muito decisivo e com um entrosamento grande com o Bruno. E no bloqueio precisa melhorar, mas assim como o bloqueio da equipe toda. Está em evolução e vai chegar muito bem na Olimpíada", acredita.

FIM DAS PARADAS TÉCNICAS

Às vésperas da Olimpíada, Gustavo também aprovou a decisão dos organizadores em acabar com a parada técnica no oitavo e no 16º ponto de cada set no torneio, a fim de manter o jogo mais dinâmico e diminuir o tempo de duração das partidas.

"Como jogador, eu achava (a parada técnica) muito ruim. Quando está atrás no placar, você quer mais é ficar em quadra para poder reverter e não ir pro banco para respirar. Respirar é reverter o placar. Pra mim, essas paradas sempre foram muito ruins, principalmente uma atrás da outra. Acho que foi uma ideia acertada", comentou o jogador, que propõe até mais mudanças. "Eu tiraria mais um tempo de cada técnico, deixaria só um pra cada, pro jogo ficar realmente o tempo todo com os jogadores em quadra e a bola rolando. Acho que é isso o que o público quer ver e a TV estar sempre transmitindo a bola no ar", opinou.
————-

Receba notícias de vôlei pelo WhatsApp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 11 94546-6166 (não esqueça do "+55″); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: giba04

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede