Topo

Saída de Rede

“Desafio do Brasil é lidar com a pressão da torcida”, diz técnico da Sérvia

Sidrônio Henrique

23/07/2016 06h00

Ex-levantador, ouro em Sydney 2000, Grbic é técnico da Sérvia desde o ano passado (fotos: FIVB)

O técnico sérvio Nikola Grbic conduziu a seleção do seu país a um título inédito, a conquista da Liga Mundial – a Sérvia já acumulava cinco vice-campeonatos. Mas, ao mesmo tempo, a vitória sobre o Brasil no domingo passado (17) deixou um sabor amargo, pois apesar do sucesso a equipe não estará nas Olimpíadas. "Essa conquista nos lembrou da oportunidade que poderíamos ter tido de ir ao Rio e lutar por uma medalha, mas isso não vai acontecer", desabafou um desolado Grbic.

Porém, ele vê o lado positivo e cita o triunfo em Cracóvia, na Polônia, como o princípio da preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. "Temos que seguir nessa estrada", afirma.

Diante da alegação dos adversários de que a Sérvia estava melhor na Liga Mundial porque treinou especificamente para o torneio, enquanto a maioria focava na preparação para a Rio 2016, Grbic tem uma resposta simples: "Isso é desculpa de alguns por não terem jogado bem".

Curta o Saída de Rede no Facebook

Ele vê muitas qualidades na seleção brasileira e diz que o maior problema será superar a pressão de jogar em casa. "Eu acredito que o Brasil é um grande time e tem tudo o que precisa para chegar ao topo do pódio. O grande desafio será lidar com a pressão da torcida. Imagine todo mundo pressionando, sua equipe é a favorita e você joga em casa", observa o treinador.

Ex-levantador, um dos melhores de sua geração, Nikola Grbic é, ao lado do irmão Vlad (ex-ponteiro), um dos grandes nomes do esporte da Sérvia, um pequeno país dos Bálcãs, no leste europeu, que fazia parte da antiga Iugoslávia, dissolvida no início deste século. Apesar de contar com apenas pouco mais de 7 milhões de habitantes, a Sérvia é pródiga em revelar talentos em diversas modalidades esportivas. Mas foi ainda sob a bandeira iugoslava que ele faturou uma medalha de bronze em Atlanta 1996 e alcançou o tão sonhado ouro em Sydney 2000. Subiu ao pódio mais de uma dezena de vezes em outras grandes competições. Parou de jogar em 2014 e já no ano seguinte assumiu o cargo de técnico da seleção sérvia, ganhando de cara a prata na Liga Mundial 2015. Este ano, voou mais alto.

Veja a entrevista exclusiva que ele concedeu ao Saída de Rede:

Saída de Rede – A Sérvia conseguiu este ano o inédito título da Liga Mundial. A conquista em Cracóvia de alguma forma compensou a decepção de não ter se classificado para as Olimpíadas?
Nikola Grbic – Que nada, fez piorar a sensação. Nós tivemos que superar o desapontamento por termos ido mal no qualificatório continental em Berlim, em janeiro (o time não passou da primeira fase). Essa conquista em Cracóvia nos lembrou da oportunidade que poderíamos ter tido de ir ao Rio e lutar por uma medalha, mas isso não vai acontecer.

Jogadores sérvios comemoram o título da Liga Mundial 2016

Saída de Rede – Qual a importância desse título da Liga Mundial para o voleibol sérvio?
Nikola Grbic – É extremamente importante. Foi muito difícil recomeçar, como se tivéssemos que partir do zero e focar em Tóquio 2020, uma vez que não estaremos na Rio 2016. Nós fomos capazes de colocar nossa decepção de lado e passamos a trabalhar de forma ainda mais intensa do que antes para atingir nossas metas. Olha aí, conseguimos algo. Temos que seguir nessa estrada.

Saída de Rede – O fato de se preparar especificamente para a Liga Mundial deu alguma vantagem à Sérvia na sua avaliação?
Nikola Grbic – Todo mundo esta dizendo isso, que nós estávamos melhores preparados para a Liga Mundial porque era o nosso último torneio da temporada. Veja que no passado algumas seleções tiveram pouquíssimo tempo para descansar e retomar suas atividades antes do início dos Jogos Olímpicos, então eu acho que isso é desculpa de alguns por não terem jogado bem. Por outro lado, eu reconheço que Polônia e França tiveram uma temporada cheia (as duas equipes disputaram o Pré-Olímpico Mundial).

Saída de Rede – Depois de ver de perto e enfrentar na Liga Mundial várias das equipes que estarão no Rio, quais times são os favoritos ao ouro em sua opinião?
Nikola Grbic – Existem seis que vão brigar pelo ouro: Brasil, França, Rússia, Estados Unidos, Polônia e Itália. No entanto, Irã, Canadá e Argentina podem surpreender muita gente. Vai ser muito disputado.

Laurent Tillie: "Não é fácil lidar com o medo de perder"
Matt Anderson rasga elogios a Bruno: "Torna difícil enfrentar o Brasil"
Glenn Hoag: "Brasil é o principal favorito ao ouro"

Saída de Rede – Como você avalia a equipe brasileira às vésperas dos Jogos Olímpicos?
Nikola Grbic – Eu acredito que o Brasil é um grande time e tem tudo o que precisa para chegar ao topo do pódio. O grande desafio será lidar com a pressão da torcida. Imagine todo mundo pressionando, sua equipe é a favorita e você joga em casa.

Saída de Rede – A Sérvia jogou duas vezes contra o Brasil esta temporada e venceu ambas, principalmente por causa do saque. Você diria que a linha de passe brasileira é atualmente a maior fraqueza do time?
Nikola Grbic – Eu não vejo fraqueza alguma no Brasil. Se você quiser ganhar da seleção brasileira, vai ter que jogar muito bem o tempo todo, tem que sustentar seu jogo. Tudo mesmo: saque, recepção, defesa, bloqueio, ataque, contra-ataque… Tudo! O que a seleção brasileira alcançou nos últimos 15 anos fala por si só.

Serbia coach Nikola Grbic

Nikola Grbic: "Temos que seguir nessa estrada"

Saída de Rede – Como a ausência do ponteiro Murilo, devido a sua experiência e também pela qualidade do seu passe, pode afetar a seleção brasileira na Olimpíada?
Nikola Grbic – Murilo é uma figura muito importante para o Brasil. Não somente pelo papel dele na linha de passe, que ele desempenha de uma forma excepcional, mas pelo que a experiência dele significa em um evento da magnitude dos Jogos Olímpicos. Você sempre quer contar com alguém como ele se vai a um grande torneio. Porém, a seleção brasileira não poderá tê-lo no Rio. Você deve ganhar com as peças que tem à disposição e não com aquelas que poderia ter. Eu acho que o time brasileiro está pronto.

————-

Receba notícias de vôlei pelo WhatsApp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 11 94546-6166 (não esqueça do "+55″); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: giba04

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede