Topo

Saída de Rede

Camila Brait ou Léia? Brasil pode ter duas líberos na Olimpíada do Rio

Carolina Canossa

12/07/2016 13h54

Leia e Brait

Léia e Brait: disputa entre as líberos está tirando o sono de Zé Roberto

O que era improvável até pouco tempo pode se tornar uma realidade na Olimpíada do Rio de Janeiro. Diante de uma concorrência acirrada entre Camila Brait e Léia pela vaga de líbero da seleção brasileira feminina de vôlei, o técnico José Roberto Guimarães cogita resolver a questão levando as duas defensoras para os Jogos.

"Eu e a comissão técnica não desconsideramos (essa possibilidade)", admitiu o treinador, durante o desembarque da seleção feminina de vôlei em São Paulo após o título do Grand Prix. "Essa é a disputa que está mais me tirando o sono", completou.

Caso Zé Roberto opte por relacionar Camila e Léia para a Olimpíada, as jogadoras mais ameaçadas de perder a vaga são a oposta/ponteira Tandara e uma das centrais, Juciely ou Adenízia. Ponteira que menos jogou ao longo do ano, Mari Paraíba também deve ver o sonho olímpico ficar para Tóquio 2020, independente da tática escolhida pela seleção. Já a levantadora reserva Roberta tem grandes chances de dar lugar a Fabíola, que trabalha em Saquarema para voltar ao físico de atleta de elite após dar à luz sua segunda filha, no mês de maio.

#DeOlhoNaMedalha: O que o Brasil precisa melhorar para levar o tri no Rio

UOL Olimpí­adas 2016

Por enquanto, porém, o treinador não quer pensar no momento mais duro que enfrentará nessa preparação rumo ao tri olímpico. "Vamos deixar acontecer. Não quero falar sobre corte, mas sobre a vitória no Grand Prix. Voltamos a nos apresentar no dia 15 e tem muita coisa pra fazer", afirmou.

Sobe e desce da semana: Brasil por cima e técnico trapalhão em baixa

Léia, por sua vez, parecia nem estar à espera de uma decisão que pode mudar sua carreira. Questionada sobre a dúvida que colocou na cabeça de Zé Roberto com as boas atuações, ela desconversou. "Ah, é? Não sei! Acho que isso é uma pergunta pro Zé Roberto, ele sabe que está todo mundo à disposição porque Olimpíada no Brasil vai ser bom pra todo mundo: pra quem assiste, pra quem joga… Então, é se preparar", afirmou.

Nem mesmo o fato de ter sido testada contra algumas das melhores jogadoras do mundo intimidou a líbero do Camponesa/Minas. "Não rolou tensão, não, pois você já está se preparando para o jogo desde o treino. Não é uma surpresa: você sabe que tipo de saque o adversário vai dar, como é o ataque… rola a tensão pela ansiedade de querer fazer acontecer, mas esse nervosismo de "ah, vão sacar em mim", não tem. Até porque, líbero só tem que passar e defender", brincou.

Exclusivo: "Não é fácil lidar com o medo de perder", diz técnico da França

Ela também garante que a disputa com Camila no dia a dia é saudável. "A gente conversa bastante, mas sobre corte é aquilo de todo mundo ficar 'Nossa, que ruim, hein?', pois ninguém quer ser cortada de um trabalho tão bom como o nosso. Minha conversa com a Camila é saudável, do tipo: 'Vamos treinar, ralar e jogar bem'… o que acontecer, faz parte", explicou.

————-

Receba notícias de vôlei pelo WhatsApp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 11 94546-6166 (não esqueça do "+55″); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: giba04

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede