Topo

Saída de Rede

Na véspera da decisão do GP, Zé Roberto destaca versatilidade americana

João Batista Junior

09/07/2016 16h44

O técnico Zé Roberto elogia sistema defensivo dos EUA:

O técnico Zé Roberto elogia sistema defensivo dos EUA: "Bem dimensionado" (fotos: FIVB)

Com a definição os EUA como adversário do Brasil na decisão do Grand Prix 2016, o técnico José Roberto Guimarães avaliou a equipe norte-americana. Para o treinador brasileiro, o segredo do sucesso da seleção comandada por Karch Kiraly está na eficiência do sistema defensivo.

"É um time num contexto de bloqueio e defesa muito bem dimensionado e que contra-ataca com velocidade", alertou Zé Roberto ao blog, por meio da assessoria de imprensa da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). "Vamos precisar ter uma transição de jogo muito rápida e uma montagem de bloqueio e defesa para essa situação dos Estados Unidos. Isso faz com que a nossa atenção seja ainda maior", afirmou o treinador.

Curta a página do Saída de Rede no Facebook

Em termos individuais, o técnico três vezes campeão olímpico não sabe se Kayla Banwarth ou Natalie Hagglund será a líbero norte-americana escalada para a final. Por outro lado, chamou a atenção para as opções que as adversárias têm na saída de rede. "Os Estados Unidos são um time muito versátil, que tem duas opostas canhotas (Karsta Lowe e Kelly Murphy) que se alternam na condição de jogo", avaliou Zé Roberto, que também enfatizou a qualidade das outras atacantes rivais.

"Nas pontas, Larson está atravessando um bom período e Hill tem jogado muito bem, principalmente na marcação de bloqueio, onde ela tem ajudado bastante. No meio, Akinradewo é uma central muito boa, principalmente nas bolas por trás, e Harmotto faz mais o seu papel de bloqueadora", elogiou o comandante brasileiro.

Kiraly alerta sobre qualidade do voleibol feminino do Brasil:

Kiraly alerta sobre qualidade do voleibol feminino do Brasil: "Todo cuidado é pouco"

RESPEITO
Em entrevista concedida ao Saída de Rede na semana passada, Kiraly ressaltou o respeito que tem pelo adversário da decisão. Ele afirmou que "o Brasil é uma escola fantástica de voleibol, uma das melhores do mundo, bicampeão olímpico e ainda por cima será o anfitrião, então todo cuidado é pouco".

Brasil e EUA decidem o Grand Prix no domingo, em Bangcoc, a partir das 8h, pelo horário de Brasília. As brasileiras já conquistaram dez vezes a competição e os EUA, seis. De 2004 para cá, com exceção do título da Holanda, em 2007, todos os troféus do GP foram parar na estante de uma dessas duas seleções. O SporTV transmite a partida ao vivo.

————-

Receba notícias de vôlei pelo WhatsApp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 11 94546-6166 (não esqueça do "+55″); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: giba04

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede