Topo

Saída de Rede

Todo cuidado é pouco contra a seleção brasileira, diz Karch Kiraly

Sidrônio Henrique

30/06/2016 06h00

Kiraly: "O Brasil é um país que é louco pelo voleibol e eu amo lugares assim" (fotos: FIVB)

Karch Kiraly fez história como atleta. Único da história do voleibol a conquistar o ouro olímpico na quadra (1984 e 1988) e na areia (1996), foi eleito o melhor jogador do século XX. No comando da seleção feminina dos Estados Unidos desde o início deste ciclo, levou o time ao inédito título mundial em 2014. Agora, chega a sua primeira Olimpíada como técnico, após ter sido assistente de Hugh McCutcheon na campanha da prata em Londres 2012. O desafio é enorme: levá-las pela primeira vez ao topo do pódio olímpico, isso em pleno Rio de Janeiro, no país das atuais bicampeãs olímpicas, que derrotaram as americanas nas duas últimas finais. Ele não se ilude com as atuações instáveis da equipe de Zé Roberto em 2016. "O Brasil é uma escola fantástica de voleibol, uma das melhores do mundo, bicampeão olímpico e ainda por cima será o anfitrião, então todo cuidado é pouco", afirma Kiraly. Cauteloso, ele estende ainda o favoritismo às chinesas, russas e sérvias, sem descartar italianas e holandesas.

Na avaliação do treinador, sua equipe evoluiu bastante em relação a Londres 2012. "Atualmente o nosso saque e o ataque estão em um nível mais alto, os levantamentos mais rápidos, o contra-ataque melhorou", comenta.

Kiraly, que teve seu contrato renovado até Tóquio 2020, aposta no sucesso da Rio 2016, pelo menos em relação ao seu esporte: "O Brasil é um país que é louco pelo voleibol e eu amo lugares assim. Não tenho nenhuma dúvida que estas Olimpíadas serão as melhores para o vôlei, seja na quadra ou na praia, por causa dessa paixão dos brasileiros".

Confira a entrevista exclusiva que o técnico da seleção feminina americana concedeu ao Saída de Rede:

Saída de Rede – O que achou da seleção brasileira pelos jogos desta temporada? O que espera do Brasil na Olimpíada?
Karch Kiraly – Não vejo a seleção principal do Brasil ao vivo desde o Mundial 2014. Finalmente vou ter essa chance na próxima semana, nas finais do Grand Prix. O Brasil é uma escola fantástica de voleibol, uma das melhores do mundo, bicampeão olímpico e ainda por cima será o anfitrião, então todo cuidado é pouco.

Com a equipe durante pedido de tempo na Copa do Mundo

Saída de Rede – E os demais favoritos, como avalia Rússia, China e Sérvia?
Karch Kiraly – A China tem muita chance de ficar com o ouro no Rio, é uma equipe jovem que está cada vez melhor, os resultados demonstram isso. A Rússia é tradicionalmente forte. Não podemos deixar a Sérvia de lado, a campanha que elas fizeram na Copa do Mundo foi excelente, só perderam para as chinesas. Eu diria ainda que Itália e Holanda podem surpreender.

Saída de Rede – Durante um jogo-treino entre titulares e reservas do time americano nos arredores de Los Angeles, há algumas semanas, vimos que vocês tiveram a preocupação de simular a atmosfera que esperam encontrar no Rio, com torcedores segurando cartazes e gritando "Brasil". A torcida brasileira é uma preocupação para sua equipe?
Karch Kiraly – Só estávamos praticando, treinando. Os Jogos Olímpicos são um grande evento e temos que nos preparar bem. É preciso pensar no Brasil, pois é provável ter que encarar essa seleção e sua torcida em algum momento. Apenas isso.

Saída de Rede – Quais os avanços técnicos e táticos dessa seleção americana em relação ao time que competiu em Londres 2012?
Karch Kiraly – Atualmente, o nosso saque e o ataque estão em um nível mais alto, os levantamentos mais rápidos, e temos treinado muito esse aspecto. Nosso contra-ataque melhorou e estamos trabalhando muito nisso também. Queremos dificultar o máximo possível a vida do bloqueio adversário nos contra-ataques, queremos surpreender com velocidade, fazer o melhor uso possível das nossas opostas canhotas (Karsta Lowe e Kelly Murphy), que conseguem uma angulação maior. Nosso time não se baseia muito na força física, então investimos ao máximo em velocidade. Claro que também trabalhamos duro para ter mais explosão, mais potência.

Saída de Rede – Há quatro anos os EUA eram os grandes favoritos para o ouro, mas perderam na final para o Brasil, uma equipe que vinham derrotando seguidamente. Há quem diga que o time sentiu a pressão. Você diria que esse time atual é mais forte mentalmente?
Karch Kiraly – Esse é outro grupo. Veja, na final em Londres o Brasil teve uma recuperação fenomenal após um primeiro set muito ruim, não nos deixou alternativa. Seria muito difícil para qualquer adversário conter o Brasil naquele dia. De qualquer forma, nos preocupa estarmos focados, ser mentalmente fortes para lidar com a pressão numa Olimpíada.

Kiraly teve contrato renovado até Tóquio 2020

Saída de Rede – Você conhece bem o Brasil, visitou o país dezenas de vezes. Notícias negativas, abordando problemas como o zika vírus ou questões de segurança, te preocupam ou ao time?
Karch Kiraly – Em primeiro lugar, eu amo viajar para o Brasil. É um país que é louco pelo voleibol e eu amo lugares assim. Não tenho nenhuma dúvida que estas Olimpíadas serão as melhores para o vôlei, seja na quadra ou na praia, por causa dessa paixão dos brasileiros. Estamos com a nossa atenção voltada para aquilo que temos que executar, não deixamos outras coisas interferirem.

Saída de Rede – Quando o time viaja para Bangcoc, para a disputa das finais do GP? Com a Rio 2016 tão próxima, o GP perde em importância, virou mera preparação?
Karch Kiraly – Embarcamos para a Tailândia nesta sexta-feira à noite. Sempre que entramos em quadra, a cada jogada, queremos vencer o rali. Esse é o espírito americano. Lá em Bangcoc teremos cinco dias de voleibol de alto nível, será um desafio e tanto, muito importante nessa reta final rumo Rio. Queremos ganhar.

————-

Receba notícias de vôlei pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 11 96180-4145 (não esqueça do "+55″); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: giba04

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede