Topo

Saída de Rede

Em ritmo de treino, Brasil faz testes e passa pelo Irã

João Batista Junior

24/06/2016 14h54

Mauricio Borges teve boa atuação contra o Irã

Mauricio Borges teve boa atuação contra o Irã (foto: FIVB)

O Brasil venceu o Irã por 3 sets a 1, nesta sexta-feira, em Belgrado, com parciais de 25-18, 24-26, 25-16, 25-17. O time comandado pelo técnico Bernardinho chegou a quatro vitórias e 12 pontos em cinco jogos, e não deve ter problemas para ficar entre os cinco que se juntam à Polônia nas finais da Liga Mundial.

A vitória dos brasileiros foi tranquila, nunca esteve sob ameaça. O revés no segundo set mais serviu para acordar o sistema defensivo do time, que pouco trabalhou na primeira parcial, do que para dar esperança aos iranianos, que, apáticos, não se entusiasmaram nem com a boa atuação no bloqueio (8 a 7 para os asiáticos neste fundamento).

Curta a página do Saída de Rede no Facebook

Contra uma seleção iraniana cada vez mais distante daquela que despontou em 2014, a seleção brasileira efetuou três mudanças em relação ao time batido pela Sérvia. Isac, Tiago Brendle e Maurício Borges substituíram, respectivamente, Maurício Souza, Serginho e Lipe – que sofreu estiramento na panturrilha. Murilo, titular da posição, está treinando, mas, com estiramento no músculo peitoral, só deve voltar na semana que vem.

O Brasil foi superior, sobretudo, no ataque e no saque. Nas cortadas, o placar foi de 57 a 47 para os vice-campeões mundiais e olímpicos, com 56,4% de aproveitamento. Surpreendentemente, o melhor atacante brasileiro foi Maurício Borges.

Vitória de virada dá confiança a um Brasil ainda cambaleante

Levando em consideração que Murilo e Lucarelli são os titulares da entrada de rede, dá para dizer que Borges dispute com Lipe e Douglas Souza duas vagas no time olímpico. E, a medir pelo jogo desta sexta, dá para dizer também que ele soube aproveitar a rara chance que teve.

Melhor jogador do mundial juvenil de 2009 (concorrendo com León e Leal) e campeão da Liga Mundial em 2010 (como líbero reserva), a consistência do ponteiro na partida em nada fez lembrar o jogador tão criticado pela torcida. Maurício Borges, que é mais passador do que definidor, foi quem mais pontos anotou no ataque (15), com eficiência de 55,5% nas ações ofensivas, e 16 acertos no total – Wallace, com 17, foi o principal pontuador do jogo.

Em aces, os brasileiros construíram uma vantagem de 7 a 1. O time forçou bastante o saque, especialmente, com Lucarelli, que obteve quatro pontos nesse quesito.

No sábado, o Brasil encerra sua participação na quadrangular de Belgrado enfrentando a Bulgária a partir das 11h, pelo horário de Brasília. Na semana que vem, enfrenta Polônia, Bélgica e França, em Nancy, fechando a fase classificatória da competição.

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede