Topo

Saída de Rede

Após Sidão, ainda faltam três cortes: quem pode sair?

Sidrônio Henrique

20/06/2016 15h53

O técnico Bernardinho precisa reduzir o grupo de jogadores dos atuais 15 para 12 (foto: FIVB)

Com o corte do central Sidão, noticiado pelo UOL na manhã desta segunda-feira (20), a seleção masculina de vôlei fica com 15 atletas e até a Rio 2016 outros três devem deixar o time – nos Jogos Olímpicos o número máximo é de 12 jogadores inscritos por equipe no voleibol. Dos cinco ponteiros que seguem treinando (Lucarelli, Murilo, Lipe, Douglas e Maurício Borges), um deve deixar a equipe. O técnico Bernardinho ainda mantém quatro centrais (Lucão, Éder, Isac e Maurício Souza) e um será cortado. A outra disputa e a mais previsível é na posição de líbero, entre Serginho e Tiago Brendle, mas o primeiro deve ficar com a vaga, pois vem sendo escalado, tem feito boas apresentações e soma experiência ao grupo, ainda que Tiago esteja em boa forma.

Já há definição dos opostos, com Wallace e Evandro, e também dos levantadores, com Bruno e William. Isso ocorreu com o anúncio, no dia 26 de maio, dos cortes do oposto Wallace Martins, do levantador Raphael e ainda do ponta Lucas Loh.

Após seis amistosos e três partidas da Liga Mundial, o ponta Maurício Borges parece o nome mais provável a deixar o grupo. Lucarelli é titular e se Murilo pode ser tido como presença certa entre os 12, ainda não tem vaga cativa no sexteto inicial. No fim de semana passado, em cada um dos três jogos, contra Argentina, Irã e Estados Unidos, o treinador escalou um ponteiro diferente além de Lucarelli. Os veteranos Murilo e Lipe jogaram, assim como o novato Douglas. Já Borges, que integrou o grupo vice-campeão mundial em 2014, não entrou em quadra.

Entre os centrais, Lucão deve ser confirmado como titular. Brigam pelas outras duas vagas Éder, Isac e Maurício Souza. Aqui a disputa é mais acirrada, com vantagem para Éder e Isac, este recuperado de uma hérnia de disco. Maurício Souza fez uma excelente Superliga e foi bem quando acionado por Bernardinho, mas os outros têm a vantagem de maior entrosamento com Bruno, pelos anos na seleção, além de estarem acostumados a jogar com William nas temporadas com o Sada Cruzeiro. Contra os EUA, na primeira partida oficial pela seleção este ano, Éder se destacou no ataque, no bloqueio e no saque, fundamento pelo qual vinha recebendo elogios dos colegas.

Dos 15 atletas que compõem o grupo atualmente, apenas cinco já participaram dos Jogos Olímpicos: Serginho (2004, 2008 e 2012), Murilo (2008 e 2012), Bruno (2008 e 2012), Lucão (2012) e Wallace (2012).

Liga Mundial
A seleção segue esta tarde para Belgrado, Sérvia, onde enfrenta, de quinta-feira a sábado, os donos da casa, Irã e Bulgária, respectivamente, pela Liga Mundial. As partidas, às 14h (horário de Brasília) contra os sérvios e às 11h diante dos demais, serão transmitidas ao vivo pelo SporTV. O Brasil soma nove pontos, com três vitórias em três jogos e apenas um set perdido. O central Lucão, cuja esposa tinha o parto do primeiro filho do casal programado para hoje, viaja nesta terça-feira para a Europa.

————-

Receba notícias de vôlei pelo WhatsApp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 11 96180-4145 (não esqueça do "+55″); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: giba04

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede