Topo

Saída de Rede

Bruno e Lucão: derrota na Liga Mundial 2015 "acordou" a seleção

Carolina Canossa

16/06/2016 06h00

Bruno está satisfeito com o que o Brasil apresentou até agora em 2016 (Foto: Divulgação/FIVB)

Bruno está satisfeito com o que o Brasil apresentou até agora em 2016 (Fotos: Divulgação/FIVB)

Não ficar sequer entre os quatro melhores da Liga Mundial 2015 em pleno Rio de Janeiro ainda dói nos jogadores da seleção brasileira masculina de vôlei. Próximo do início de uma nova edição do torneio, quem admite isso são dois dos principais líderes do time, o levantador Bruno e o central Lucão.

Mas, como tudo na vida, o resultado ruim teve um lado positivo: ambos acreditam que a eliminação precoce servirá como combustível para a temporada 2016, cujo ponto alto é a disputa da Olimpíada no mesmo Rio de Janeiro.

"Quando a gente venceu os Estados Unidos, mas ficou de fora da fase final pela combinação de resultados, ligou uma outra coisa que estava um pouco adormecida. Precisávamos de alguma coisa que nos acordasse", comentou o levantador, que fechou contrato para defender o Sesi nos próximos meses. "Uma pena que a gente não foi para as finais no ano passado, mas serviu de aprendizado", destacou.

Com mais participantes, Liga Mundial começa na quinta com Brasil em quadra

Segundo Lucão, a diferença já pode ser sentida quando os atletas pisaram no Centro de Treinamento de Saquarema. "O nosso nível de treinamento começou bem mais forte que no ano passado, está com um volume muito mais equilibrado. Aquela derrota deu um amadurecimento muito grande para a equipe nessa questão", contou o meio-de-rede, que vê como positivo até os cortes efetuados pela comissão técnica. "O Bernardo já reduziu um pouco o grupo e deu uma ideia muito melhor do que ele pensa. Isso deixa os atletas um pouco mais tranquilos para fazer o trabalho e conseguir um crescimento", analisou.

Nem vitória sobre os EUA foi suficiente para o Brasil na Liga 2015

Nem vitória sobre os EUA foi suficiente para o Brasil na Liga 2015

Bruno, por sua vez, destacou a boa performance nas duas vitórias em amistosos contra a Argentina no começo do mês. "Apesar dos dois desfalques deles (o central Sebastián Solé e o ponta Facundo Conte), nos portamos bem contra um time que tem esse lado de ser "chato", de defender muito. Agora é continuar crescendo e a Liga Mundial será um grande teste", afirmou.

A estreia na Liga Mundial 2016 será na tarde desta quinta (16), às 14h10, contra o Irã na Arena Carioca 1. Na sexta (17), no mesmo horário, será a vez de encarar a Argentina novamente. Já no sábado, às 23h10, o desafio é contra os Estados Unidos – o horário tardio servirá como teste das instalações para a Olimpíada, que terá muitos jogos do Brasil nesse turno.

Curta o Saída de Rede no Facebook!

Maior campeão do torneio, o Brasil tentará encerrar uma seca que vem desde 2010, mas Bruno ressalta que essa não é a prioridade. "Lógico que temos muita vontade de vencer, mas é um teste para aumentar nosso nível de jogo e chegar bem na Olimpíada", explicou.

————-

Receba notícias de vôlei pelo WhatsApp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 11 96180-4145 (não esqueça do "+55″); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: giba04

Sobre a autora

Carolina Canossa - Jornalista com experiência de dez anos na cobertura de esportes olímpicos, com destaque para o vôlei, incluindo torneios internacionais masculinos e femininos.

Sobre o blog

O Saída de Rede é um blog que apresenta reportagens e análises sobre o que acontece no vôlei, além de lembrar momentos históricos da modalidade. Nosso objetivo é debater o vôlei de maneira séria e qualificada, tendo em vista não só chamar a atenção dos fãs da modalidade, mas também de pessoas que não costumam acompanhar as partidas regularmente.

Blog Saída de Rede